31 de maio de 2010

Cruisin

Ia escrever um post agora sobre mais essa 'pisada feia na bola' de Israel ao atacar os barcos com ajuda para a Faixa de Gaza. Mas não vou estragar minha noite. Já basta Israel acabando por si mesmo com toda a simpatia que despertava ao redor do mundo. Ainda bem que o governo brasileiro deliberou da forma correta. E eu não quero escrever sobre isso... mas já estou escrevendo!
Para fechar a noite é melhor ouvir uma bela canção.
Essa é bem antiga mas foi regravada em 2008.
Escolhi um video com a tradução.
Fala de viagens, música e amores. Coisas boas...
Boa noite.


A Melhor Tabela da Copa do Mundo

Com a proximidade da Copa do Mundo da África do Sul, tenho recebido muitas tabelas do campeonato.
Elas normalmente são em Excel, mas já vi algumas em outros programas e aplicativos.
Sem falar nas que são publicadas em revistas e jornais.
De todas, a que achei mais legal (até agora) é essa que está nesse link: Tabela Copa do Mundo.
Visualmente é muito legal e tem uma relação bem amigável com o navegante, com boa interatividade e possibilidade de verificar todos os dados importantes de formas diferentes.
Apenas um detalhe: os horários dos jogos são os horários locais (da África do Sul). Pode ser que se tenha a possibilidade de mudar o fuso horário, mas eu não achei ainda.
Vale a pena adicionar aos "Favoritos".

Imagens de Impacto

Utilizar imagens (montagens de fotos, modelos e agora photoshop) impactantes como forma de convencer as pessoas é uma estratégia que vem sendo usada sobretudo por ONGs e governos.

Os objetivos são vários: prejuízos causados pelo cigarro, proteção à natureza, direitos humanos, segurança no trânsito, proteção da mulher contra a violência doméstica, etc.

Reproduzimos algumas aqui que foram originalmente publicadas em revistas de diversas partes do mundo.

São imagens e produções muito bem realizadas, mas não se pode dizer que sejam agradáveis de se ver.
Mas é esse mesmo o objetivo.

Pare com a catástrofe:
O que estão fazendo nos atormenta:
A pobreza não deveria ser uma sentença de vida:
A natureza não é reciclável:
Amores que matam, show de covardes:
Observe os carros quando estiver escutando fones de ouvido:
Um clique pode salvar seu futuro. Use cintos de segurança:
Repórteres sem fronteiras (liberdade de imprensa):

30 de maio de 2010

David Arkenstone

Pouco conhecido aqui no Brasil, David Arkenstone é músico e compositor de um estilo parecido com o Yanni (esse mais famoso por aqui).
Eu tenho um CD que gosto muito chamado "A Childhood Remembered", que na verdade é um projeto envolvendo diversos músicos, onde cada artista tenta resgatar através de uma música lembranças da infância.
Essa é a faixa que o David Arkenstone divide com outro músico chamado Kostia.
O título é "The Cello's Song". No video, além da música, belos registros da natureza.
Escolhi para encerrar o domingo e desejar boa semana a todos.
Até o próximo post!

Humor

Já vou logo avisando que o título desse video é "Mulher a Gente Perdoa".
Antes que possam dizer que trata-se de uma sacanagem com uma possível tendência feminina em provocar "desastres", afirmamos que é apenas uma brincadeira e uma homenagem ao fascínio exercido sobre o público masculino.
Além do mais, desconfio que trata-se de um comercial de uma grife de roupas femininas. O que por si só já é uma comprovação da inocência da acusação de supostos objetivos maldosos. Pelo contrário...


Afinal o que é e para que serve um Blog?

No post que fiz na manhã deste domingo (que já está indo embora: assisti às 17:03 o por-do-sol, de um ponto privilegiado da planície), logo abaixo, alguns comentários foram feitos sobre a essência do que é ou como deve ser um Blog.
Primeiramente agradeço as participações e as palavras sobre o despretensioso texto.
Como surgiram algumas colocações sobre o que seria o objetivo primeiro da ação de "blogar", resolvi resgatar um texto sobre o assunto da Wikipedia.
Segue para apreciação de vocês. Ainda não é a resposta para a pergunta acima, mas já é um começo.

"Um blog (contração do termo "Web log"), também chamado de blogue em Portugal, é um site cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos dos chamados artigos, ou "posts". Estes são, em geral, organizados de forma cronológica inversa, tendo como foco a temática proposta do blog, podendo ser escritos por um número variável de pessoas, de acordo com a política do blog.

Muitos blogs fornecem comentários ou notícias sobre um assunto em particular; outros funcionam mais como diários online. Um blog típico combina texto, imagens e links para outros blogs, páginas da web e mídias relacionadas a seu tema. A capacidade de leitores deixarem comentários de forma a interagir com o autor e outros leitores é uma parte importante de muitos blogs.

Alguns sistemas de criação e edição de blogs são muito atrativos pelas facilidades que oferecem, disponibilizando ferramentas próprias que dispensam o conhecimento de HTML. A maioria dos blogs são primariamente textuais, embora uma parte seja focada em temas exclusivos como arte, fotografia, vídeos, música ou áudio, formando uma ampla rede de mídias sociais. Outro formato é o microblogging, que consiste em blogs com textos curtos (Twitter).

Em dezembro de 2007, o motor de busca de blogs Technorati rastreou a existência de mais de 112 milhões de blogs.[1] Com o advento do videoblog, a palavra "blog" assumiu um significado ainda mais amplo, implicando qualquer tipo de mídia onde um indivíduo expresse sua opinião ou simplesmente discorra sobre um assunto qualquer.

Os blogs começaram como um diário online e, hoje, são ferramentas indispensáveis como fonte de informação e entretenimento. O que era visto com certa desconfiança pelos meios de comunicação virou até referência para sugestões de reportagem.

A linguagem utilizada pelos blogueiros foge da rigidez da praticada nos meios de comunicação deixa o leitor mais próximo do assunto, além da possibilidade do diálogo entre comunicador e audiência. Grande portais de notícias veiculam com frequência informações de blog e dão crédito ao jornalista

Muitos sites oferecem gratuitamente serviço de hospedagem de blog com ferramentas que ajudam na configuração da página na web."

Pequena Crônica de Domingo Sobre...

Como sempre que posso estou bem acompanhado de boa música sugiro que, ao ler essas mal traçadas linhas, vocês cliquem no play do video que eu inseri logo abaixo. Não tem muitas imagens, apenas uma foto de um nascer do sol entre nuvens. Nesse caso o importante é ler ouvindo a música. Queria escolher sons que combinassem com uma manhã relativamente fria e que passasse uma sensação de tranquilidade, sem necessariamente ser muito devagar. Aí me lembrei do Pat Metheny, um guitarrista e violonista que tem dezenas de discos gravados (desde 0s anos 1970) e que trafega da música brasileira (ele é americano) até o Jazz de vanguarda, passando pela New Age Music (acho que ele não gostaria desse rótulo). No clip há uma colagem de algumas de suas músicas.
Dito isso informo que não sei o que escrever agora. Na verdade vim até o computador apenas para transferir músicas e videos para o meu telefone. Já tenho diversas pastas com centenas de discos e milhares de músicas que vou selecionando aos poucos para ouvir durante a semana (e estou ouvindo agora exatamente o Pat Metheny, maravilhoso disco "One Quiet Night"; acho que é o segundo disco que ele faz utilizando apenas violão solo, o primeiro foi o "New Chataqua" no início dos anos 1980).
Vim fazer isso e resolvi dar uma olhada no Blog. Minha última postagem foi na sexta (na verdade madrugada de sábado), sobre as 10.000 visualizações. Percebi então que muitos tinham deixado recado e parabenizado o nosso Blog. Mais ainda, verifiquei que aproximadamente 130 pessoas tinham passado por aqui em 24 horas. Achei legal e resolvi escrever alguma coisa, mas...
Nem sempre temos um assunto a nos animar. Ou as vezes temos outras prioridades (a minha agora é transferir as músicas e depois, talvez, me anime a ir para cozinha fazer uma comidinha legal, mas não sei não...).
Então é isso. Escrevo e não chego a lugar nenhum. OK, assuntos não faltam. Alguns exemplos: o infeliz fracasso da BP em conter o vazamento de petróleo no Golfo do México; a erupção do vulcão e a primeira tormenta tropical da temporada na América Central; o tour do Aerosmith no Brasil; o festival de Jaz & Blues de Rio das Ostras; as besteiras que o Serra falou sobre a Bolívia (é novidade que a Bolívia produz cocaína? Devemos jogar pesado com esse que é o país mais pobre do continente por causa disso? A Marina deu uma boa resposta sobre isso...); a morte do ator Dennis Hopper do clássico "Easy Rider", que dividiu com Peter Fonda; o visual presente na edição do Fashion Rio; etc.
Tem dias no entanto que nada desperta a vontade de escrever. Então...
Olhei agora pro lado e vejo um pacote recebido da Submarino. Abri. É um pacote que contem um chip de memória micro sd (para ampliar a memória do telefone do meu filho), um livro e um box de DVD com a primeira e segunda temporadas de uma série americana que fez muito sucesso na década passada e é considerado por muitos o mais inteligente seriado cômico de todos os tempos.
Trata-se de Seinfeld. Como eu não vi na época, resolvi comprar agora para ver se é isso tudo mesmo (até hoje os episódio são reprisados na TV paga). O livro trata do mesmo assunto, é "Seinfeld e a Filosofia" (Editora Madras). Ele tenta ver a comédia sob o prisma dos filósofos, buscando explicar as coisas comuns do dia a dia como o sentido da existência. Alguns títulos dos ensaios são bem sugestivos: "A busca frustrada de George pela felicidade: uma análise aristotélica"; "Kramer e Kierkegaard: estágios no caminho da vida"; "Platão ou Nietzsche? Tempo, essência e a eterna recorrência em Seinfeld"; "Seinfeld e a vida moral"; "A significância do insignificante"; etc. Lembrando que eu não vi e não li ainda...
Mas citei o Seinfeld porque ele tem um paralelo com essa crônica. Sabe qual o mote do programa? "Uma série sobre tudo e sobre nada". Bem, essa pequena crônica que vocês estão terminando agora (quem chegou até aqui) é exatamente sobre... o que mesmo?
Sorry. Bom domingo e boa semana a todos.

29 de maio de 2010

Dez Mil!!!!

Caros leitores do Blog, dêem uma olhada nesse número que aparece aqui no alto à esquerda. Já passou de 10.000? Se não passou está quase. Esse post é só para registrar esse quantidade.
É que no final do mês de fevereiro deste ano resolvemos colocar um contador de acessos porque nos perguntávamos se tinha alguém olhando, pelo menos de vez em quando, esse humilde espaço no imenso universo da Internet.
Foi com surpresa que verificamos que os acessos diários de diferentes IPs superaram nossas expectativas e esse número só faz aumentar.
10.000 acesso em aproximadamente três meses não é pouco, considerando uma série de fatores que não cabe aqui enumerar agora.
Consideramos - isso sim - um sucesso o nosso Blog, graças a vocês, anônimos ou não.
E, para comemorar esse número, uma banda bem legal cujo nome é quase uma brincadeirinha com esse momento do nosso Blog: 10.000 Maniacs!
Obrigado e bom fim de semana.


28 de maio de 2010

Musa(s) da Semana

"Loucura, loucura, loucura". Com esse bordão o apresentador Luciano Huck inicia o seu programa nas tardes de sábado.
Ele não é tão louco quanto o Chacrinha (os mais novos não sabem quem é), mas tem "o velho guerreiro" como exemplo, mestre que era em criar frases e palavras chaves que se tornaram marcas registradas.
Também o antigo VJ foi o primeiro a colocar moças apetitosas com pouca roupa no palco, as "chacretes".
Talvez o "loucura, loucura, loucura" do Huck se refira às coleguinhas que ele tem ali, mas isso não fica muito claro (provavelmente por causa da Angélica, mulher dele...).
Bem deixemos de lado as digressões e vamos direto ao assunto.
O "Musas" da semana é todo delas, as cinco garotas de palco (opa!) do Luciano: Karen Kounrouzan, Dany Bananinha, Eloah Uzêda, Fernanda Goeth e Karen Motta.
Espero que os digníssimos gostem (e as digníssimas tenham paciência conosco...).









Reinauguração do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.


"O Theatro Municipal do Rio de Janeiro reabriu oficialmente após um ano e meio fechado para reforma, com um evento, na quinta-feira (27/05), que contou com a presença do presidente da República do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. A Petrobras foi uma das principais patrocinadoras da restauração, que recuperou a fachada original, o interior do Theatro e ainda modernizou os equipamentos do palco."

LEIA MAIS

Investimento da Petrobras entre 2009 e 2012

Investimento da Petrobras vai gerar impacto indireto de US$ 91 bi no setor
PEDRO SOARES
DO RIO

Os investimentos da Petrobras já se traduziram e ainda vão gerar um impacto indireto de, pelo menos, US$ 91 bilhões no restante da cadeia produtiva nacional entre 2009 e 2012, aponta estudo do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) divulgado nesta sexta-feira. Nesse período, a estatal investiu e aportará US$ 112 bilhões ao todo.

Inédito, o levantamento considera que os investimentos diretos da estatal e os realizados por fornecedores para atender as encomendas da companhia vão assegurar um acréscimo de US$ 203 bilhões na produção nacional de bens e serviços.
SAIBA MAIS

TRE cassa mandato da Prefeita de Campos dos Goytacazes e mais uma vez a cidade na mídia nacional pelo mesmo motivo!!!

Foi na tarde de ontem, enquanto eu ainda contabilizava os resultados do Seminário na UENF, que o Tribunal Regional Eleitoral decidiu (4 x 3) cassar a atual Prefeita de Campos dos Goytacazes  e Ex-governadora do Estado do Rio, Rosinha Garotinho, e mais uma legião, dentre os quais o seu marido, por abuso do poder econômico nas eleições de 2008, tornando-os inelegíveis por 3 anos e determinando novas eleições no município...é mole?! Podem recorrer da decisão.

O duro mesmo foi receber a notícia em tom de "piada" por telefone...os amigos de outras regiões não perdem uma oportunidade para falar mal de nossa cidade mais uma vez em manchete nacional!

"Vocês aí em Campos não conseguem cumprir um mandato pra Prefeito, né não?!"

LEIA NASSIF

O Seminário da Petrobras em Campos dos Goytacazes, no Centro de Convenções da UENF, foi um sucesso!

Independente do desinteresse da imprensa local, é verdade pessoal, o Seminário: Os Desafios do Brasil na Era Pré-sal, que planejamos e realizamos, atingiu todos os seus objetivos!

Conseguimos um auditório (560 lugares) repleto de representantes da cidadania campista e regional, desde jovens universitários a lideranças de movimentos sociais como: o MST, a Pastoral da Terra e representantes da Comunidade Pesqueira do Norte Fluminense.

As exposições dos profissionais de carreira da Petrobras, o Administrador Albino Ribeiro, da Universidade Petrobras, e, o Geólogo Ricardo Latge, assessor do Diretor de Exploração e Produção, inundaram o Centro de Convenções com ilustrações gráficas e painéis de qualidade indiscutível, tornando possível à platéia, tanto uma visão geopolítica internacional dos desafios, como uma clara visão da fantástica riqueza descoberta pela Petrobras nas rochas carbonáticas do Pré-sal, situada no litoral brasileiro, mais precisamente de Santa Catarina ao Espírito Santo.

Nossos sinceros agradecimentos ao Reitor da UENF, Professor Almy Júnior Cordeiro de Carvalho, pela oportuna parceria na realização do evento, bem como à incansável Maria Helena, Assistente Social junto à Reitoria da Universidade, que desde o primeiro contato nos abriu portas e acreditou fortemente na proposta.

Não poderia deixar também de registrar a grande participação dos professores Alcimário Honório Martins e Ínes Fátima Polidoro, que abrilhantaram o nosso seminário com duas apresentações teatrais sobre a dura realidade das comunidades canavieiras do Norte Fluminense, cujos atores e atrizes são os próprios jovens daquelas comunidades, hoje mobilizados pela Pastoral da Terra. 

Especial agradecimento: aos Professores Roberto Moraes e Professor Eugênio do IFF, ao Cícero do MST, ao Willian da Colônia de Pesca Z2 de Atafona, ao grande parceiro de lutas Luiz Carlos, vulgo "meio-quilo", ao orador afinado Marlúcio pelo Sindipetro NF e FUP, e por fim à nossa grande amiga e competente profissional da Comunicação da UN-BC, Rosidéia Viana da Silva, uma parceira que tudo fez para o sucesso deste evento.

Registramos também a forte presença e participação dos alunos da Escola Técnica Estadual João Barcellos Martins e de seus professores, nossos agradecimentos pela presença conosco na manhã de ontem.

Aos companheiros de missão, Márcio Renato Miranda Rocha e Fábio Gomes Gimenes, meus parabéns pelo trabalho em equipe e pela conquista de mais esta tarefa cumprida em nome do futuro de nossa região, da nação brasileira e da querida Petrobras. Sigamos em frente!

Cirurgia & Justiça Eleitoral

Deu hoje nos meios de comunicação. Esta eu retirei do G1.
Três coisas:
1 - Desejamos saúde para a Prefeita de Campos.
2 - Cabe recurso da sentença. Em Rio das Ostras, por exemplo, o Prefeito já foi cassado há muito tempo e está governando normalmente... Não sei se isso é bom ou ruim. A justiça é estranha. Só deve parar de governar mesmo quando o mandato acabar...
3 - Para quem não sabe, Anthony Garotinho é canditado a Governador e 'virtual' futuro candidato à Presidência da República.

28/05/2010 10h31 - Atualizado em 28/05/2010 10h52
Rosinha Garotinho passa por cirurgia em São Paulo
Prefeita de Campos dos Goytacazes retirou nódulo benigno na garganta.Hospital Sírio Libanês diz que ela passa bem e está se recuperando.
Do G1, em São Paulo
A prefeita cassada de Campos dos Goytacazes, Rosinha Garotinho, passou por uma intervenção cirúrgica no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, na manhã de quinta-feira (27). De acordo com a assessoria do Sírio, ela teve um nódulo retirado da tireoide e os exames identificaram que ele é benigno.
Rosinha foi internada na quarta-feira (26). A assessoria do hospital informou que ele se recupera bem da cirurgia na garganta e descansa no quarto. Não há informação sobre a previsão de alta.
Condenação judicialA cirurgia ocorreu no mesmo dia em que o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) cassou o mandato de Rosinha por abuso do poder econômico. Segundo o TRE-RJ, ela foi beneficiada por práticas panfletárias da rádio e do jornal O Diário, durante a campanha nas eleições 2008.
Pelo mesmo motivo, o TRE-RJ tornou inelegíveis por três anos a prefeita cassada e o pré-candidato ao governo do Rio, Anthony Garotinho, além de três comunicadores da rádio. Em seu blog, Anthony Garotinho afirma que ele e Rosinha vão "ingressar junto ao Tribunal Superior Eleitoral para anular o julgamento" do TRE-RJ.

27 de maio de 2010

O que é aquilo? E aquilo?

Com o envelhecimento da população, com as famílias tendo menos filhos e com esses filhos entrando no estressante mundo do trabalho (e também envelhecendo), problemas como este mostrado no emocionante curta-metragem a seguir (Grécia, 2007) tendem a se tornar mais comuns. Infelizmente.

New York, New York

De vez em quando coloco aqui filmagens da natureza em videos HD retirados sobretudo do Vimeo. Mas, para não dizer que não sou urbano, segue um visual de New York, by Google.

A Velha História de Sempre: Capital x Estado

Quem acompanha esse Blog pode ter percebido aqui uma determinada inclinação política/econômica. Não é culpa nossa se o neoliberalismo fez água. Mas, para não dizer que fomentamos apenas um lado da questão, segue um artigo publicado no "porta-voz" capitalista Wall Street Journal. Segundo eles, o fortalecimento de empresas estatais tem fins apenas políticos de perpetuação no poder e não econômicos. Mas, reflitamos: as grandes corporações privadas não andaram governando o mundo nas últimas décadas? Se existe o problema, ele não é causado por empresas estatais fortes. No mais, o artigo entrega o problema e não é nem nas entrelinhas: "A crise financeira e a recessão global tornaram ainda mais difícil para os proponentes do capitalismo de livre mercado convencer aqueles que não acreditam no sistema. A forte recuperação econômica chinesa, o alto desemprego americano e a volatilidade financeira na Europa colocaram em xeque o modelo do livre mercado".
Bem, segue parte do artigo. Se desejarem ler o restante, sigam o link. Mas prestem atenção nas posições que defendem uma visão que quase leva o mundo a bancarrota (e que não acabou ainda, vejam o caso atual da Europa).

O poder do Estado está de volta
Ian Bremmer Especial para o Wall Street Journal
Qual é a maior empresa petrolífera do mundo? ExxonMobil? British Petroleum? Royal Dutch Shell? Na realidade, hoje as 13 maiores petrolíferas do planeta, de acordo com as reservas que elas controlam, pertencem e são operadas por governos. Saudi Aramco, Gazprom (Rússia), Corporação Nacional de Petróleo da China, National Iranian Oil Co., Petróleos de Venezuela, Petrobras e Petronas (Malásia) são maiores que a ExxonMobil, a maior entre as multinacionais. Coletivamente, as multinacionais de petróleo produzem apenas 10% das reservas de petróleo e gás natural. As estatais hoje controlam mais de 75% de toda a produção de petróleo.
Com o fim da Guerra Fria, a crença de que os governos poderiam administrar áreas da economia e gerar prosperidade parecia morta. A China comunista vinha testando o capitalismo desde 1978. As burocracias marxistas da União Soviética e do Leste Europeu tinham se curvado ao peso de sistemas econômicos insustentáveis. O dinamismo e o poder de mercado de Estados Unidos, Europa Ocidental e Japão — alimentados pelo capital privado, pelo investimento privado e pelas empresas privadas — pareciam ter consolidadado o domínio do modelo econômico liberal. Os governos privatizaram empresas e fundos de pensão num momento em que ExxonMobil, Wal-Mart, Toyota e Microsoft elaboravam de forma febril planos de expansão global.
Mas o capital público, o investimento público e a empresa pública voltaram com força total. Uma era de capitalismo dirigido pelo Estado voltou a despertar, e nela os governos estão novamente conduzindo enormes fluxos de capital — mesmo além das fronteiras das democracias capitalistas — com implicações profundas sobre o livre mercado e a política internacional.
China e Rússia lideram o desenvolvimento estratégico das empresas estatais e outros governos já começaram a fazer o mesmo. Nos setores de defesa, geração de energia, telecomunicações, siderurgia, mineração, aviação e outros, um número crescente de governos de países emergentes, não satisfeitos em simplesmente regulamentar mercados, está se movimentando para dominá-los. A atividade das empresas públicas é estimulada pelo surgimento de uma nova classe de fundos soberanos, veículos criados pelos governos com um grande volume de reservas internacionais e que têm como objetivo maximizar o retorno do investimento público.
Leiam aqui o restante da matéria.

26 de maio de 2010

Seminário

É amanhã (ou hoje se você estiver lendo na quinta). Só para lembrar! Vejam o post sobre esse evento, clicando aqui.

O Fim do Mundo em Belo Visual e Música do Pink Floyd

Enquanto estamos aqui preocupados com a prestação que vai vencer, existe a possibilidade do mundo acabar.
Calma! Pode ser em 21/12/2012 ou alguns milênios depois.
Isaac Azimov já preconizava as possibilidade em seu livro "Escolha a Catástrofe" (que eu já citei aqui no Blog).
Neste caso - a possibilidade do choque de um grande meteoro - falou um conhecedor: "Quanto ao video, o cataclisma com asteróide, relembro que o livro "O Mistério de Marte", de Graham Hancock, Robert Bauval e John Grigsby traz um inventário completo sobre o assunto. Não precisa ser um objeto tão grande para conseguir um efeito tão devastador, e parece que periodicamente a Terra entra na região de "chuva de meteoros" - a última vez por volta de 2500 aC, quando muitas civilizações avançadas foram reduzidas a nada."
Estudos demonstram que tais choques já aconteceram umas seis vezes na história do planeta.
Ciência e ficção à parte, toda essa introdução é só para apresentar o video abaixo que traz uma caprichada simulação dessa possibilidade. Um visual muito interessante.

Sugiro ver o video no tamanho da tela do computador (é só clicar no botão inferior à direita).
A belíssima música é "The Great Gig In The Sky", do clássico album "The Dark Side Of The Moon" do grupo inglês Pink Floyd, 1973.
Com relação ao meteoro, não se preocupem. Não há nenhuma evidência que ele esteja vindo. Pelo menos eu olhei agora o céu pela janela e não vi nada, a não ser algumas nuvens...


Novas descobertas anunciadas hoje pelo Blog da Petrobras sinalizam novas tendências para a Bacia de Campos no Pós e no Pré-sal:


"A Petrobras comunica a descoberta de duas novas acumulações de petróleo leve (29o API) em reservatórios do pós e do pré-sal em águas profundas da Bacia de Campos, resultante da perfuração do poço 6-CRT-43-RJS, conhecido como Carimbé, localizado no Campo de Caratinga, a cerca de 106 km da costa do Estado do Rio de Janeiro, em local onde a profundidade d’água é de 1.027 metros.
A acumulação descoberta nos reservatórios do pós-sal está a 3.950 metros de profundidade no subsolo marinho. Estimativas preliminares indicam volumes recuperáveis de aproximadamente 105 milhões de barris de óleo equivalente.
A outra acumulação, confirmada pelo mesmo poço, encontra-se em reservatórios do pré-sal. Esses reservatórios, posicionados a 4.275 metros de profundidade, estão possivelmente relacionados à acumulação identificada anteriormente pelo poço 6-BR-63A-RJS (anunciada pela Companhia em 25/02/2010), na área do Campo de Barracuda. Naquela ocasião, os volumes de óleo recuperável apontavam para cerca de 40 milhões de barris de óleo equivalente. Caso a ligação entre essas duas acumulações se confirme, dados preliminares do novo poço indicam o volume conjunto recuperável potencial de 360 milhões de barris de óleo equivalente."

VEJA AQUI

Tiro um tempo na afogada agenda para dar destaque a esta entrevista do Chanceler Celso Amorim ao respeitado jornalista Mauro Santayana, imperdível!

Mesmo na correria dos compromissos atuais com o Seminário de amanhã, convido, também você que nos acompanha, a conhecer a entrevista concedida pelo Ministro Amorim num diálogo de gigantes deste Brasil no cenário das Nações. Destaco aqui um brevíssimo trecho da reportagem deste último domingo publicada no JB :



Celso Amorim é, em todos os seus gestos e palavras, o menos solene de todos os chanceleres conhecidos. Nenhum outro poderia ser o chefe da diplomacia com Lula na Presidência, nem com Itamar – mesmo incluídos os paisanos, isto é, os ministros políticos que, em alguns casos, se esforçam para adquirir caricatural physique du rôle. Amorim, o discutido presidente da Embrafilme que patrocinou a produção de Pra frente, Brasil, provavelmente não conseguiria o mesmo desempenho com um presidente vindo das velhas famílias do Império, ou das novas famílias de imigrantes enriquecidos em São Paulo.

Leia a reportagem na íntegra: AQUI

Imagens do Dia

O grupo norte-americano de rock Slipknot sempre se apresentou de máscaras, fazendo um som veloz, de altíssimo volume, contando histórias adultas de suspense épico. Puro Heavy-Metal, uma música que busca ser desprovida de sentimentos mais singelos, sem espaço para as emoções do dia a dia.
Mas... uma coisa é música, show, negócios, teatro. Outra coisa é a vida.
Os assustadores personagens da banda que se mostravam somente de máscaras, deram lugar a homens comuns, emocionados lamentando a perda do grande amigo (vejam post mais abaixo).
É a vida. É o sentimento de perda. Não é Heavy-Metal. Ou... isso sim é que é Heavy-Metal.


"Integrantes do Slipknot concederam entrevista nesta terça-feira (25) para falar sobre a morte do baixista do grupo, Paul Dedrick Gray. Emocionados, os músicos se apresentaram sem as máscaras que compõem o visual da banda. A polícia declarou nesta terça que a necrópsia realizada no corpo de Gray foi inconclusiva. O baixista foi encontrado morto nesta segunda-feira em um hotel na região de Des Moines, capital do estado americano de Iowa. (Foto: AP)"

Atualizado às 13:00:
Mais um componente dramático do acontecimento. A esposa de Paul Dedrick Gray está grávida. Brenna disse que sua filha irá crescer sabendo do legado deixado pelo pai. "Meu marido era uma pessoa maravilhosa e eu quero que ele seja lembrado por isso. E sua filha irá conhecê-lo pelo que ele foi."

O Vazamento no Golfo do México

E continua o vazamento no Golfo do México. Foi instalada pela British Petroleum uma câmera (via ROV) no fundo do mar para acompanhar em tempo real a situação e os procedimentos para conter o derramamento de petroleo. Qualquer pessoa pode ver através da Internet. Clique no link a seguir para acessar direto as imagens ao vivo: Live video ROV
"Update on Gulf of Mexico Oil Spill Response - 26 May. A series of diagnostic tests are currently underway on the Deepwater Horizon's failed BOP to improve understanding of the status and configuration of the BOP and determine whether a 'top kill' procedure can be successfully executed. These tests involve pumping drilling fluids into the BOP to measure pressures and validate flow paths. When complete, a decision will be made on the execution of the top kill procedure itself. "

25 de maio de 2010

Copa do Mundo

Em uma postagem do último fim de semana (Outono Neste Sábado) escrevi o seguinte sobre a Copa Do Mundo de futebol:
"No meu caso, Copas do Mundo me trazem boas recordações. Lembranças de confraternizações com parentes e amigos que passaram pela minha vida em diversas fases de minha existência. Da infância na cidade do Rio de Janeiro (sobretudo a conquista do campeonato de 1970, México), a adolescência na antiga Escola Técnica (1978, Argentina), o início da fase adulta e profissional na cidade de Aracaju, Sergipe (1982, Espanha) e os muitos churrascos e cervejas em confraternizações comemorativas das vitórias e até derrotas.
Acho que nesse fim de semana vou, por minha conta, começar "a entrar no clima", assistindo aos noticiários sobre as seleções que participarão e documentários sobre a África das TVs esportivas."
Bem, eu consegui fazer o que tinha me proposto. No domingo assisti na sequencia a quase todos os oito programa da série "80 anos de Copa do Mundo", apresentado pelo canal GloboNews.
Trata-se de uma série de documentários muito bem amarrados que narram a história mas com interessantes análises que os tornam atrativos mesmo para quem não é ligadoem futebol.
Selecionei para vocês assistirem o último programa da série. Nesse episódio eles tentam desvendar o que há por traz do sucesso da copa.
Atenção especial no depoimento do jornalista inglês Tim Vickery, correspondente de futebol da BBC.




No último programa da série sobre os 80 anos da Copa do Mundo, saiba porque ela é tão bela, tão forte e exerce esse grande fascínio que ainda hoje atrai bilhares de olhares em todo planeta.

Flores

Para enfeitar o Blog nesta terça-feira, vejam que fotos magnificas (em macro) de diversos tipos de flores.
É a exuberância da natureza em uma de suas criações mais belas.
A última foto parece mostrar uma fêmea pronta para receber o polem da reprodução.
Cliquem na imagem para ver em tamanho maior.







24 de maio de 2010

R.I.P.: Paul Dedrick Gray - Slipknot

É... tá ficando estranho a coisa. Nunca tinha colocado um video de rock "pesado" aqui no Blog. Coloquei semana passada por causa da morte do ótimo vocalista Ronie James Dio (Black Sabath). Agora coloco o segundo por que acabo de ler que o baixista Paul Dedrick Gray do grupo Slipknot foi encontrado morto hoje. Ainda não se sabe a causa.
O Slipknot é uma boa banda que faz umas apresentações meio teatrais usando máscaras (até bem pouco tempo ninguém conhecia o rosto dos caras).
Não se assustem com o video, é apenas a identidade que eles escolheram, uma espécie de filme de terror adolescente. Mas a música é legal. Mas a maioria vai odiar...
R.I.P. Paul Dedrick.

Não sei não... acho melhor para de postar essas notícias aqui no Blog...



"Paul Dedrick Gray, baixista da banda norte-americana de heavy metal Slipknot, foi encontrado morto na manhã desta segunda-feira (24) num quarto de hotel em Des Moines, no estado do Iowa (EUA). As informações são do site de notícias "KCCI".
Segundo a publicação, a polícia não encontrou evidências no local que possam explicar a morte do músico. O corpo de Gray será submetido a uma autópsia nesta terça-feira (25). Um exame toxicológico também será realizado para saber se o baixista estava sob efeito de drogas no momento do óbito.
Sepultura lamenta
A banda brasileira de heavy metal Sepultura escreveu uma mensagem lamentando a morte do músico no microblog Twitter. "Descanse em paz, Paul Gray. Estamos chocados e muito tristes.Esta é outra trágica perda para a comunidade do metal".
O baixista de 38 anos nasceu em Los Angeles, na Califórnia, e estava na banda desde 1995.
Os outros integrantes do grupo são Sid Wilson, Joey Jordison, Chris Fehn, Jim Root, Craig Jones, Shawn Crahan, Mick Thomson e Corey Taylor."

O Brasil não fica de 4

Tem muita gente que não gosta do Marco Aurélio Garcia, Acessor da Presidência para Assuntos Internacionais. Acham ele extremamente arrogante. Eu não acho não. Ele tem uma longa história de lutas pelos interesses nacionais e nesse momento ocupa uma posição ideal para o estilo dele.
Vejam algumas de suas frases ditas hoje sobre o acordo com o Irã, mediado pelo Brasil e Turquia:

“Acho que os países são respeitados quando eles expressam seus pontos de vista. País dócil, países que ficam de cócoras, governos que ficam de cócoras não são respeitados. Se transformam em moças de recado. O Brasil não é moça de recado, o Brasil respeita os Estados Unidos, sabe o papel que os Estados Unidos têm no mundo, mas o Brasil tem suas opiniões”.

“Se neste momento temos a possibilidade de resolver [o impasse] por um canal diplomático, será ótimo, até porque o canal das sanções é visto que não resolve. A prova disso é que há quase 50 anos os Estados Unidos impuseram sanções a Cuba e nenhum dos objetivos perseguidos pelos EUA em relação a Cuba foi atingido”.

“Se esse acordo for frustrado não será nem pelo Brasil, nem pela Turquia, nem pelo Irã. Se houver frustração desse acordo, que eu espero que não exista, espero que haja sensatez de todas as partes, não terá sido responsabilidade nossa”.

Andre Cristovam

Finalmente o internacional Festival de Jazz e Blues de Rio das Ostras vai trazer um dos maiores bluesmans brasileiros: André Cristovam. Ele, de São Paulo - mais ou menos na mesma época do Celso Blues Boy no Rio - teve a coragem de fazer o que antes era considerado impossível (ou um sacrilégio, para os mais radicais): cantar Blues em português. Acabou com o tabu e de quebra passou a ser respeitado internacionalmente (nesse caso não por causa das letra, mas pela habilidade na guitarra).
Atenção que os shows dele vão ser na quarta, dia 01/06 (a noite) e quinta, dia 02, as 14:15 h no palco da Lagoa de Iriri.
Ótima oportunidade!

23 de maio de 2010

Pré-Sal e Marco Regulatório: Os Desafios do Brasil Nessa Nova Era - Seminário

Há algum tempo estou cobrando do dono deste Blog um post sobre esse assunto. Mas ele não fez. Não por que não quisesse. Mas exatamente por estar organizando este importante evento na cidade de Campos do Goytacazes (RJ), não tem sobrado tempo para ele escrever aqui, nem mesmo para divulgar esse interessante seminário que trata de um assunto crucial não só para a região como também para o país.
Ainda há pouco conversei com ele que estava indo para Brasília participar de uma reunião. Realmente sobra pouco tempo para o Blog...
Bem, o evento em questão é um seminário que vai abordar o tema de forma geral, mostrando diversos aspectos que vão surpreender a todos que tiverem a oportunidade de participar. Não tenham dúvidas que vai ser super interessante.
E o mais legal é que não será um evento fechado para especialistas. Todos estão convidados a participar. Haverá um credenciamento a partir das 07:00 h (com direito a um café da manhã) e logo a seguir começa o seminário com diversos e importantes palestrantes (incluindo membros da Diretoria de Exploração e Produção da Petrobras). O seminário se estenderá até às 13:30 h, horário de encerramento do evento.
Todos que participarem receberão certificado.
"O objetivo é debater com a sociedade e movimentos sociais organizados os grandes desafios que envolvem o Brasil e a Petrobras no novo cenário de exploração das jazidas petrolíferas do pré-sal."
Como vai ser em uma quinta-feira de manhã, sei que muitos que gostariam de estar presentes poderão não ir devido a outros compromissos. Mas vale a pena fazer um esforço. Conhecendo a equipe que está por traz dessa realização posso garantir que vocês gostarão. Vai ser no Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF).
Reproduzimos abaixo o convite oficial, dirigido a todos. Para ver melhor cliquem na imagem para aumentá-la.
Parabéns ao Luiz Felipe Muniz e aos demais pela iniciativa e capacidade de fazer acontecer. Desejo boa sorte!

Alguém tinha dúvida?

Deu no The Guardian (jornal inglês):
"Documentos secretos da África do Sul revelam que Israel tentou vender armas nucleares para o país africano na época do apartheid, configurando-se como o primeiro documento oficial que evidencia que os israelenses possuem arsenal nuclear, informou o jornal britânico "The Guardian".

Os documentos em questão, diz o jornal, são minutas de reuniões entre membros dos governos dos dois países realizadas em 1975.

Na ata, ministro da Defesa sul-africano na época, PW Botha, perguntou sobre as ogivas e o então ministro da Defesa de Israel, Shimon Peres, ofereceu as armas "em três tamanhos" --se referindo a armas convencionais, químicas e nucleares. Shimon Peres é o atual presidente israelense.

Os dois ministros ainda assinaram um acordo de cooperação militar entre os dois países, sendo que o próprio acordo continha uma cláusula que determinava o mesmo deveria se manter secreto.

Segundo o jornal britânico, os documentos foram descobertos pelo pesquisador americano Sasha Polakow-Suransky, que estuda a relação entre Israel e África do Sul e escreveu um livro sobre o tema.

O documento é a primeira evidência real de que Israel possui armas nucleares, a despeito de sua política de nem negar nem confirmar que possui este tipo de armamento.

Além disso, a revelação deixa um duplo embaraço diplomático para Israel. O primeiro é que nesta semana haverá discussões na ONU sobre sanções contra o Irã --país adversário de Israel-- devido ao programa nuclear do país persa. Os israelenses estão entre os países que mais pressionam pelas sanções. O segundo é que cairia por terra um possível argumento israelense de que, mesmo que tivesse armas nucleares, seria um país "responsável" o suficiente para mantê-las, uma vez que tentou vender o arsenal para outro país.

As atas das reuniões mostram ainda que os militares sul-africanos desejavam obter armas nucleares para ter um elemento de dissuasão ou até para potenciais conflitos contra países vizinhos."

Poeira Zine Edição 30

Aproveitando o anúncio musical aí embaixo, informamos aos "amigos musicais" que já saiu o número 30 da revista Poeira Zine. Clique na imagem para ver melhor os assuntos dessa edição.

UFO no Brasil


Os amigos do Poeria Zine mandaram o anúncio/convite. Como temos leitores em São Paulo, fica a dica. Sou fã dessa banda e é uma pena que não poderei ir.
"O melhor da música do melhor dos tempos...".
Coloquei depois das informações a faixa "Try Me" ao vivo em estúdio, gravada (acho) em 2005. Lembrando que esse grupo inglês tem 40 anos de estrada!

UFO

THE VISITOR BRASIL TOUR

PHIL MOGG - VINNIE MOORE - ANDY PARKER - PAUL RAYMOND – ROB DE LUCA

O UFO fará sua primeira passagem pelo Brasil após 40 anos de carreira e mais de 20 discos lançados

INGRESSOS LIMITADOS: ÚNICA APRESENTAÇÃO EM SÃO PAULO
Os ingressos (pista e mesanino) de meia entrada para o show do UFO, dia 26 de maio no Carioca Club, em São Paulo estão esgotados.

Os ingressos com valor de inteira continuam à venda tanto no site da Ticketbrasil como no próprio da produtora (www.awo-mkt.com) onde você pode parcelar em até 12x, sem juros.

Serviço UFO - São Paulo:
26/05, as 20:00hs - Carioca Club
Rua Cardeal Arcoverde, 2899 - Pinheiros

R$100 (Pista)
R$150 (Mesanino)

INGRESSOS A VENDA:

GALERIA DO ROCK :

DIE HARD - 3331-3978
AGUALUNG - 3222-0284
ANIMAL - 3223-6277
ROCKLAND - 3362-2606

OUTROS PONTOS :

LONDON CALLING - 3223-5300 ( TAMBÉM NA 24 DE MAIO - CENTRO / SÃO PAULO )
POPS DISCOS - 3083-2564 ( GALERIA DOS MÚSICOS - PINHEIROS / TEODORO SAMPAIO)

Lembrando que o UFO também tocará em Goiania no dia 27/05, no Bolshoi Pub, 28/05 em BH no Lapa Multishow e fará mais uma quarta e última em Recife, local a ser confirmado.

Rio 3D

E o Brasil está mesmo "na moda". O Brasil é fashion! E vai ficar assim por muito tempo... Entre tantas coisas acontecendo, veremos em breve boas produções internacionais de cinema sendo produzidas na cidade do Rio de Janeiro.
Vejam só esse trailer de uma animação em 3D, dirigida pelo brasileiro Carlos Saldanha (mora nos Estados Unidos) que foi o responsável por diversos sucessos, como a série "A Era do Gelo".
O lançamento ainda não tem data prevista, mas o grande personagem do filme é mesmo o cenário da cidade maravilhosa!

Leo Gandelman e Maria Teresa Madeira

Apesar da crescente desvalorização da boa música feita por grandes músicos e compositores (falo isso em comparação com outras realidades que já vivi ao longo de décadas acompanhando música) ainda existem ótimas realizações que nem sempre chegam ao grande público.
Um bom exemplo é a fantástica iniciativa do SESI RJ que está promovendo ao longo desse ano uma série semanal de apresentações musicais (eventualmente também teatrais) em suas unidades espalhadas no estado a preços - em sua maioria - simbólicos.
Ontem à noite tivemos a rara oportunidade de assistir ao vivo no mesmo palco dois dos maiores músicos brasileiros de todos os tempos: o saxofonista Leo Gandelman e a pianista Maria Teresa Madeira em um projeto de música clássica com uma visão popular.
No repertório Ernesto Nazareth, Pixinguinha, Villa-Lobos, Chiquinha Gonzaga, Cartola, Debussy, etc.
Para minha surpresa e alegria o teatro lotou. Vale a pena ficar atento a programação.