24 de abril de 2012

RIP: J.C. Fagundes

Fazer o jornal Metamúsica por cinco anos na década de 1990 me proporcionou muitas alegrias. Talvez a mais importante tenha a sido a de conhecer inúmeros "amigos musicais", de minha cidade, do país e do exterior.
Muitos deles tornaram-se colaboradores, não apenas escrevendo, mas também prestando outros tipos de ajuda direta ou indiretamente.
Dentre esses estava o Fagundes, da cidade de Macaé, RJ (nasceu em uma pequena cidade do noroeste fluminense chamada Porciúncula).
Fagundes ela aquele tipo de pessoa que você diz: "quem não gosta dele está errado". E não quer nem saber o motivo.
Ele era a "figuraça" no bom sentido. Carisma único que unia as pessoas ao redor dele.
Sempre pronto a dar atenção, sempre brincando com os "peões" (todo mundo para ele era "peão"), sempre ajudando alguém em alguma coisa.
Sua grande paixão - além da arquitetura - era a música. Viveu ao redor dela desde os anos 1970.
Não apenas como um amante/colecionador (devia ter mais de 25.000 discos) mas também realizando coisas a favor da música.
Já por volta de 1972 fazia um programa na Radio AM "Princesinha do Atlântico" (ainda não existia FM) chamado "Musipop" que durou dois anos. Sabe o que ele e os amigos tocavam? Santana, Hendrix, Deep Purple, Yes, ELP, Pink Floyd, Mutantes...
De certa feita eles levaram uma "corrida" da polícia porque estavam gravando o show do Santana na quadra do Maracanazinho para tocar no programa!
Depois do curso de Arquitetura no Rio retornou a Macaé e voltou a fazer programas de MPB (conseguiu entrevistar todo mundo, de Gilberto Gil a 14 Bis), Jazz e Rock Progressivo.
Nos anos 90 voltou-se para a produção de shows. Não como profissional da área. Mas como um fanático por música que queria trazer para sua cidade aqueles músicos que amava tanto. Para isso muitas vezes 'inteirava' o que faltava com dinheiro de seu bolso. E trouxe: Hermeto Pascoal, Baden Powel, Marcus Ariel, Toninho Horta, Focus, Quaterna Requiem, Tempus Fugiti, Pendragon, Sagrado, Apocalypse, etc. etc. etc.
Em resumo, além da alma boa, tinha esse tipo de iniciativa que fazia a alegria de milhares de pessoas que gostavam de música. E era essa a sua realização: ver o teatro cheio, nem um pouco preocupado com a renda, mas sim com a satisfação do músico e com o deleite da platéia.
Tanta ligação com a música fez com que ele escolhesse um nome especial para sua filha caçula: Layla. Quem é fã de Eric Clapton sabe o que isso significa.
Layla era uma bela menina-moça, cheia de sonhos e planos. Quem sabe ainda iria conhecer pessoalmente o Clapton. Estava com 19 anos, idade do meu filho Vinícius (que é um grande guitarrista, sempre música...).
Fagundes e Layla partiram ontem desta vida. Um daqueles estúpidos acidentes. Um ônibus veio em cima deles em uma estrada que nem era muito movimentada.
Rose, a esposa dele, sobreviveu. O namorado de Layla também.
Hoje eu vi Fagundes e Layla pela última vez. E dei um forte abraço em Rose e na mãe de Fagundes, uma velhinha simpática que continua lúcida.
Que Deus os abençoe e dê forças.
Que Fagundes e Layla agora conheçam pessoalmente aqueles ídolos que já se foram também. Com certeza estão em bom lugar agora.
Se o mundo deixou que ambos partissem, pior para o mundo, pior para nós.
E, no fim, deve haver algum motivo, só não me perguntem qual.
A luz do "amigo musical" Fagundes vai continuar a acompanhá-lo, onde ele estiver.
Rest in Peace, my friend.

29 comentários:

Ryan disse...

Conhecia o Fagundes e soube do ocorrido Marcos.
Uma tristeza sem palavras.

Marcos Oliveira disse...

Coloquei este post também no Facebook e vou reproduzindo a seguir alguns comentários postados lá sobre esta trágica perda.

Luiz disse...

Não conheci, mas seres humanos com essas características parecem ser os que Deus leva primeiro para ajudar na luta pelas nossas almas.

Claudio Dantas disse...

Muito triste. Um dos maiores incentivadores do Progressivo no Rio e uma grande pessoa.

Elisa Wiermann disse...

Uma pessoa muito querida, por muitos. Difícil acreditar. Uma grande fatalidade. Quem for próximo à família por favor transmita nossos sinceros sentimentos

Paulo André disse...

Meu Deus, a tristeza tomou conta da gente, logo assim que soube,que Deus conforte os que ficaram, aos dois as dádivas de Luz do criador, que assim seja....

Marcos Esquef disse...

Marcos,
Meu Deus!!! Não tenho palavras para demonstrar tamanha tristeza.
Conheci pouco o Fagundes. Estive com ele poucas vezes. Assim mesmo, o admirava muito.
Que triste perda.
Impossível comprender ...
Que Deus possa abençoá-lo.

F.Bruno disse...

TIVE A FELICIDADE DE CONHECE-LO NO ÚLTIMO SHOW DO FOCUS, QD CONVERSAMOS MUITO APÓS O ESPETÁCULO. É MUITO TRISTE MESMO

J.R. Crivano disse...

Marcos, não consigo acreditar.
Eu também costumava dizer: "Quem não gosta do Fagundes não gosta de mais ninguém".

André Mello disse...

Perfeito Marcos!Disse tudo!Uma perda irreparável!

Dacia Oliveira disse...

Que Deus de o descanso eterno e a luz perpétua para Fagundes e sua filha Layla,e muita força para a família neste momento de tanta dor.

Luiz Felipe Muniz disse...

Marquinhos, eu não conheci pessoalmente o Fagundes (e filha), mas vc sempre o citava com muita alegria em conversas sb música, arte e nossa região... sempre me pareceu uma pessoa fantástica!

Que as suas palavras ajudem a acalentar tamanha perda.

Aos amigos e familiares os nossos mais sinceros sentimentos.

Muita paz, Luiz Felipe Muniz

M.I.A. disse...

Uma grande perda. E o seu texto ficou muito emocionante.
Bj.

A.A. disse...

Meus pêsames.

Luiz Carlos disse...

Não o conheci pessoalmente, só de ouvir falar através do meu amigo Claudio Dantas, mas depois de ler esse depoimento emocionado do Marcos Oliveira, tenho a convicção que todos nós perdemos um grande sujeito, um amante do rock progressivo, e acima de tudo um pai de família. Descanse em paz............!

Marcos Oliveira disse...

Pessoal, obrigado a todos que comentaram (aqui e no Facebook) e que se sensibilizaram com essa trágica história.
Sigamos em frente pois assim é a vida.
Nossos amigos estarão sempre conosco.
Abraços fraternos.

Fabio Golfetti disse...

muito triste!

Leonardo Nahoum disse...

Vai com Deus, meu amigo... Me deixa chorando aqui, procurando um sentido maior... mas vai com Deus...

Paulo Tinoco disse...

Olá, Marcos. Também estive ontem no enterro do nosso amigo e realmente foi tudo muito triste. Uma grande perda, pois cresci tendo o Fagundes como um dos grandes abnegados pela música aqui em Macaé e se dedicando aos eventos culturais pelo prazer de proporcionar isso para as pessoas. Ouso dizer que foi nosso maior Secretário de Cultura de todos os tempos.

Antonio Neder disse...

Meu Deus, que coisa triste! Só o conhecia pelo Metamúsica... Belas palavras Marcos Oliveira.

PauloVieira disse...

Tai uma pessoa que vai deixar muitas saudades.Nunca em minha vida imaginei que veria um show do Focus, e o Fagundes providenciou este momento memorável em minha vida. Valeu amigão. Saudades, muitas saudades.

Cláudio Fonzi disse...

Esta notícia foi realmente uma das mais trágicas que poderiam ter acontecido no nosso meio progressivo.
Era por pessoas como ele que eu me iniciei nesse ramo e nele permaneço com tanta dedicação.

Pessoas que sabiam REALMENTE valorizar uma obra musical gravada e que REALMENTE AMAVAM Música, principalmente o nosso tão querido Rock Progressivo.

Tivemos um longo e sempre muito amigável contato por cerca de 18 anos. Muitas dezenas de emails, telefonemas e encontros ao vivo, tanto em nossas cidades Macaé e Petrópolis quanto nas do Rio de Janeiro e Niterói.

Eu poderia escrever dezenas de linhas agora, mas vou ficar apenas com algumas que eu já havia escrito e publicado nos foruns ProgBrasil e Eldopop, há pouco mais de 6 meses atrás, no dia 14 de outubro.
Elas e seu contexto seguem abaixo:

<<<<<<<<<<---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Renaissance Discos
Data: 14 de outubro de 2011 23:56
Assunto: Re: Rio Prog Festival - Impressões que já recebi e comentários sobre elas
Para: ProgBrasil@yahoogrupos.com.br
Cc: eldo-pop@yahoogrupos.com.br

Fagundes de Macaé disse:

<<<>>>

E eu digo:

Grande Fagundes!!! Legal demais vc ter vindo e ainda trazido o grande
Aderson e mais 2 amigos.

Você é o mais perfeito exemplo que TUDO pode ser feito em prol do que se ama, basta QUERER.

Enquanto 99% das pessoas criam 1001 dificuldades para pegar um taxi e ir até a esquina, você e amigos viajam de Macaé ao Rio e Niterói com a maior tranquilidade do mundo, tudo em prol de curtir um bom som Progressivo e de dar força a todos que criam, tocam ou produzem esse tipo de Música.

Indiscutivelmente, se existissem mais uns 100 iguais a você no Brasil
estaríamos todos salvos, tudo aconteceria naturalmente e nada daria
prejuizo.

Um grande abraço!
Claudio Fonzi >>>>>>

Gustavo L.S. disse...

Estou estupefato, meio sem palavras: após os shows do Rio Prog Festival, organizado pelo Fonzi, voltei de carona com o Fagundes, que eu nem conhecia bem e com quem tive a oportunidade travar maior contato. Estive na casa dele em Macaé e, como ele queria uma pecinha para uma prateleira da estante de CDs dele que estava caindo, prontifiquei-me a comprar várias em Campos e as entreguei à Layla em frente ao ISE-CENSA, onde ela estudava arquitetura... E olha que na estrada do Rio para Macaé, ele, brincando, disse que não morreria antes de mim... Descanse em paz, amigo com quem não tive o prazer de me tornar mais rico intelectual e sensivelmente, por falta de tempo. Descanse em paz, Layla.

Mochida disse...

O último email que recebi do grande amigo que partiu. Usando um termo que conheci através dele, um show "estrumado"...

Enc: OSCAR 2012

José Carlos Fagundes annalety3@yahoo.com.br
21 abr (6 dias atrás)

para José, Wanderson, Thaís, Romualdo, Letícia, Aderson, Ernesto, Kuika, Paulo, PC, Marquinhos, mim, John, Osmar, Layla, Rosimar, tião

Assunto: OSCAR 2012

O SHOW QUE A TV NÃO MOSTROU

http://www.twitvid.com/embed.php?guid=L558O&autoplay=0

Valeu cada sessão de "babacion" após os shows, em busca de autógrafos e fotos...
Too young to die, never old to rock&roll

Josiane disse...

Não o conheci mas seu texto emocional mostra bem quem era essa pessoa. Uma perda. Penso muito nas mulheres que ficaram, as duas mães. Que Deus as fortifique nesse momento.
Bj.

Marcos Oliveira disse...

Prezado Mochida, também recebi este email e foi no sábado, feriado de 21 de abril, véspera da tragédia. Vou colocar esse video (do Cirque du Soleil no Oscar) aqui no blog neste fim de semana em homenagem aos nosso amigo.
Abraço!

Consultora em Beleza disse...

Oie Marcos. Em um único instante perdi 2 pessoas muito importantes na minha vida, meu pai e minha irmã. Muito obrigada pela linda homenagem. É assim que ele sempre será lembrado, pois ele foi uma pessoa maravilhosa, bom pai, bom filho, bom amigo... Se me encontrar, me add no face.
Um abraço, Paula Matta

Marcos Oliveira disse...

Oi Paula.
Que bom que gostou da homenagem.
Não poderia deixar de colocar algo aqui no blog pois ele era isso mesmo: uma pessoa especial para todos. Imagino a dor de sua perda, duas pessoas tão boas.
Abraço e força.

saulo portugal disse...

Uma grande perda!!! Saudades do Fagundes!