23 de maio de 2012

A Terra - vista do céu!

Fotografia é uma grande magia, sempre!

Há na foto algo de poderoso e singelo; o olhar e a captura do tempo.

Sempre me recordo da primeira grande foto de satélite que conseguimos, no CNFCN, de nossa região Norte Noroeste Fluminense, incluindo a projeção do Cabo de São Tomé para dentro do mar...como esta foto foi importante e transformadora em nossas aulas de ecologia e introdução ao pensamento ambiental! 

Com a proximidade agora da Rio+20, vários eventos temáticos estão ocorrendo na cidade maravilhosa, muito numa perpectiva de chamamento da cidadania para um encontro pouco comum entre os povos: discutir a saúde da Terra e o prosseguir da espécie humana na epiderme deste organismo cósmico!

Não há caminhos simples a serem trilhados pela humanidade neste momento de crises globais, crises econômicas, crises socioambientais e mutações climáticas em processamento veloz.

Pois na Cinelândia, no centro do Rio de Janeiro, há uma belíssima exposição, a céu aberto, de fotografias fantásticas, que foram produzidas a partir de um olhar de cima, do alto, numa visão panorâmica de cuidado com a interface entre o magnífico da beleza natural e o trágico da presença humana em descompasso.

Nos últimos dias eu tenho passado por lá, e sempre que estou pela Cinelândia eu paro! Paro para contemplar, paro para relembrar, paro para perceber, uma vez mais, o quanto aquelas fortes imagens são capazes de produzir efeitos sobres quaisquer indivíduos que transitam...  

E já que estamos falando de Rio+20, também vale conhecer a opinião de Mauro Santayana sobre o Código Florestal e os ricos: AQUI


A exposição é o resultado do trabalho singular do fotógrafo e ativista francês Yann Arthus-Bertrand e ficará exposta até 30 de Junho, vale a pena conferir:









Exposição: " A Terra vista do Céu " Fotógrafo Yann Arthus Bertrand. Cinelândia Rio de Janeiro. 09 de Maio de 2012. por paul8848 no Videolog.tv.

2 comentários:

Ricardo disse...

Muito boa Luiz Felipe. Tomara que eu possa ir ao Rio ver ao vivo.
Mas atenção que não está aparecendo um video,pelo menos no meu computador.

Marcos Oliveira disse...

Interesante a exposição e a sua abordagem, Felipe, mostrando um pouco do histórico do CNFCN, Cabo de São Tomé, etc.
Ótimo post! Pena que estou longe da Cinelândia.
Aliás recebi uma nota de uma amigo com um link, talvez você já conheça.
Reproduzo a seguir.
Abraços blogueiros.

____________________________

Senhores

Para quem ainda não veio ao centro do Rio nestes dias, pode curtir as fotos que estão em exposição na Cinelândia.

Acesse pelo link abaixo

Site Terra Vista do Céu

http://terravistadoceu.com/sobre-a-exposicao/