24 de julho de 2012

Preocupações, Estresse: Meditação e a Incrível Máquina Humana


No estilo eclético multidisciplinar do blog, passamos da bela escritora com pouca roupa do post abaixo, para este assunto que envolve emoções, ciência e transcendência.
Apesar das férias andei (ou ando) um tanto quanto preocupado com diversos itens. "Nada de novo no front". Não lhe soa familiar o termo "estresse" associado às preocupações com saúde, familiares, amigos, finanças, trabalho, etc.?
Mal do Século XXI. Também nada de novo. Emoções exigidas demais gerando ansiedade, depressão, pânico...
Sempre pode-se recorrer a ansiolíticos químicos e "espirituais". No primeiro caso o médico decide, no segundo depende de se ter o dom especial da fé. Ou buscá-la.
Um complemento interessante é a "educação mental" como segredo de controle das emoções. O que não é nada fácil para quem, como nós, vivemos nesse corre-corre ocidental.
Em um desses momentos menos tranquilos me lembrei de uns CDs que tenho há tempos. De Mirna Grzich, Dr. Brian Weiss, Dr. Daniel Goleman e outros. 
São meditações guiadas no sentido de buscar tranquilizar a mente. Andei ouvindo especialmente o do Daniel Goleman, aquele mesmo que desenvolveu a tese da Inteligência Emocional, tão reconhecida hoje mas muito questionada na década de 1980, quando começou a ser difundida.
A questão é que isso tem de ser um hábito diário, para efetivamente surtir o efeito desejado. E aí voltamos à história da falta de tempo. O que não deveria ser desculpa. Dez minutos bastam, para começar.
Goleman buscou sua base de dados sobretudo na tradição budista e aí eu andei me perguntando se isso tinha mesmo alguma ciência envolvida, do tipo: é possível controlar as atividades dos neurônios? Deveria ter, afinal Goleman é Doutor em Psicologia por Harvard.
Aí resolvi procurar algo na Internet. Já li muito a respeito (os próprios livros de Goleman já dariam essa base) mas eu queria algo mais fácil de acompanhar e entender. Então achei esse pequeno video da NatGeo que mostra experiência bem interessante com o controle mental. Vale a pena assistir. São só dez minutos. Tempo de uma breve pausa para meditação.



Programa: A Incrível Máquina Humana
(Meditação Budista estudada cientificamente)
Produção National Geographic

Em complemento e por pura coincidência (será?) achei a seguinte matéria hoje no portal R7. O assunto é mesmo interessante e voltaremos a ele amanhã, se eu tiver tempo e tranquilidade...


Meditação fortalece o corpo e melhora a concentração

Exercício ajuda no desenvolvimento da memória e da habilidade intelectual

“Criada na antiguidade, a meditação é até hoje um método empregado para diminuir o estresse. Além de acalmar o corpo e a mente, a técnica oriental também traz inúmeros benefícios para a saúde.
Dentre as transformações que a meditação proporciona ao corpo estão o desenvolvimento da memória e da habilidade intelectual. A prática também aumenta o autocontrole e fortalece a saúde. Isso porque a diminuição do estresse proporcionada pela técnica faz com que a imunidade do organismo aumente.
Estudos recentes apontam a relação do estresse com o aumento das inflamações no organismo. Um dos exercícios de meditação é sentar em posição vertical, com a coluna ereta. Com os olhos fechados, fixe o ponto entre as sobrancelhas da testa e inale o ar lentamente até oito. Prenda o fôlego e conte até oito.
O ideal é repetir esse movimento de três a seis vezes. Com o tempo, o movimento se tornará natural e suave, permitindo que o corpo relaxe.”

Um comentário:

Maria Inês disse...

Ótimo, Marcos.
Como sempre!
Bjs.