31 de março de 2012

As Cores de Abril


Em 2010 publiquei aqui no blog parte do texto que se segue. Como abril chegou de novo resolvi repetir fazendo algumas adaptações. Sabe como é, o tempo passa, nós mudamos. No mínimo ficamos mais velhos. O que por si só já é uma grande mudança, queiramos ou não. E acho que não queremos não.
Amanhã é primeiro de abril. Comenta-se, naquela brincadeira, que é o "dia da mentira". Deve ser tradição do Brasil interiorano, cada vez mais distante de nós, com as cidades crescendo sempre.
Embora o outono já tenha começado em março, sempre penso nessa estação a partir deste mês de abril.
Nele os dias costumam ser mais claros, sem o ofuscamento do verão, as temperaturas mais amenas (bem, pelo menos era assim desde a minha infância, mas agora as coisas estão se modificando muito rapidamente) e o céu adquire um visual mais interessante, com as nuvens de chuva esparsas dividindo sua presença com o azul do céu que sempre se mostra em diversos pontos, ao longo do horizonte.
Vinícius e Toquinho cantaram esse mês na música "As Cores de Abril", que reproduzimos abaixo.
Mas eu sou suspeito para falar bem do mês de abril porque, sob o signo de Áries, faço aniversário neste mês. E desta vez vai ser 53. Não é pouca coisa não.
Talvez pelo aniversário ou pelo mês de abril, me lembrei dessa poesia atribuída ao sábio Mário Quintana. Atribuída porque na Internet vale tudo e eu não tive tempo de pesquisar melhor se a autoria é mesmo do gentil poeta. Mas o importante é que o texto é legal.

Nem eu nem o Luiz Felipe costumamos postar poesia aqui no Blog. Confesso que me liguei um pouco em poesia apenas na minha juventude, quando li os básicos brasileiros: Drumond, Vinícius, Bandeira e, eventualmente, o português Fernando Pessoa. Acabei me interessando mais pela prosa mas acho que perdi muito coisa boa nesse tempo todo.
Poesia é mais ou menos como Jazz. Para gostar, a mente tem de ter um tipo de conexão especial com esse tipo de arte. Em outras palavras, não é para qualquer um. O que em si não desmerece quem gosta ou quem não gosta de poesia (ou de Jazz). São apenas características pessoais e a questão de ter tido oportunidade de um contato maior ao longo da vida.
Mas já estou me alongando demais neste post. Assim, segue a poesia do Quintana sobre a vida e o tempo. Espero que gostem e que sirva como uma "dica do Blog".
E não deixem de ouvir a música do Vinícius e Toquinho!



O Tempo (Mário Quintana?)
A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas!
Quando de vê, já é sexta-feira!
Quando se vê, já é natal...
Quando se vê, já terminou o ano...
Quando se vê perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê passaram 50 anos!
Agora é tarde demais para ser reprovado...
Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas...
(...)
E tem mais: não deixe de fazer algo de que gosta devido à falta de tempo.
A única falta que terá será a desse tempo que, infelizmente, nunca mais voltará.




As Cores De Abril
Vinicius de Moraes e Toquinho

As cores de abril
Os ares de anil
O mundo se abriu em flor
E pássaros mil
Nas flores de abril
Voando e fazendo amor

O canto gentil
De quem bem te viu
Num pranto desolador
Não chora, me ouviu
Que as cores de abril
Não querem saber de dor

Olha quanta beleza
Tudo é pura visão
E a natureza transforma a vida em canção

Sou eu, o poeta, quem diz
Vai e canta, meu irmão
Ser feliz é viver morto de paixão.

...então quer dizer que o Senador Demóstenes em 2010 recebeu a maior honraria da Justiça Goiana?! Ahh...sei!!!

Desculpem-me, minha gente, sei que é sábado, dia de Musas, dia internacional do chopp's, mas o que se passa na República, e que a Rede Globo não conta, eu não resisto...então tá então! Tirem suas próprias conclusões, se possível e bom fim-de-semana!

"Por propositura do desembargador Paulo Teles, presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), com aprovação da maioria dos membros da Corte Especial, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes e o senador Demóstenes Torres foram homenageados na noite desta segunda-feira (04/10) com a medalha do Colar do Mérito Judiciário. “Esta é a maior honraria entregue pelo Tribunal goiano e faz justiça à vida de dedicação destes dois homens ilustres, pelo exemplo de vida e trabalho em defesa do Direito e pela manutenção da ordem democrática”, justificou Paulo Teles. “São verdadeiros brasileiros; de corpo, alma e coração”, completou.
“Há aqueles que lutam um dia; e por isso são muito bons. Há aqueles que lutam muitos dias; e por isso são muito bons. Há aqueles que lutam anos; e são melhores ainda. Porém, há aqueles que lutam toda a vida; esses são os imprescindíveis”, afirmou o desembargador José Lenar, citando Bertold Brecht, ao fazer a saudação ao senador Demóstenes Torres. “Encontrei em Demóstenes Torres exemplo inesgotável de dignidade, de trabalho e de amizade. Sua vida pessoal e profissional é emoldurada de sucesso e grandes conquistas, sendo este momento de engrandecimento para esta Corte e para o Estado de Goiás”, disse Lenar."

SAIBA MAIS

Cenas Brasileiras... em Nova York!

Ao que parece o brasileiro está não só viajando mais, como gastando mais no exterior.
Já vai longe o tempo em que os poucos conterrâneos eram tratados com desdém em terras estrangeiras.
Dinheiro opera milagres...
Mas fazer as "comprinhas básicas" lá fora também pode trazer alguns imprevistos.
Vejam a nota publicada ontem na coluna do Ancelmo Gois:
Salvando as compras
"Domingo, os hóspedes do hotel Park Central, em Nova York, foram acordados às 3h30m com uma ordem de evacuação por conta de incêndio no prédio.
Repleto de brasileiros, o que mais se viu foi gente descendo 20 andares com malas para não perder as compras ou vestindo um casaco em cima do outro. Mas foi só um susto. O fogo, no subsolo, foi controlado."
Como sabem, ao alarme de incêndio deve-se sair do prédio imediatamente, sem levar nada. 
Mas... ninguém quer abandonar as roupas Ralph Lauren ou GAP compradas a preço de banana (republic), né?!

30 de março de 2012

Neste sábado: "Hora do Planeta" - WWF-Brasil.

"Hora do Planeta bateu novos recordes: 147 países e mais de 5 mil cidades apagarão as luzes amanhã. No Brasil, até o momento são 125 cidades, das quais 24 capitais.

A um dia da Hora do Planeta, 147 países estão se preparando para apagar as luzes. No Brasil, 24, das 26 capitais estaduais, vão participar do movimento que se espalhou por todas as regiões do país, com três estreantes: Porto Velho/RO, Macapá/AP e Boa Vista/RR . Serão 546 monumentos apagados em 125 cidades.
No Rio de Janeiro, cidade oficial do movimento no Brasil, as luzes do Cristo Redentor, da orla de Copacabana, dos Arcos da Lapa e muitos outros símbolos serão apagadas às 20h30. O evento, organizado pelo WWF-Brasil, acontecerá no Arpoador a partir das 17h, com oficinas, exibição de vídeos, música e apresentações de dança e circo.
Além disso, em cada cidade, as prefeituras, organizações, empresas e até mesmo os cidadãos engajados estão preparando sua programação. Da pedalada ao jantar à luz de velas são muitas as opções e todo mundo pode participar, desligando suas luzes neste ato simbólico contra o aquecimento global e os problemas ambientais que a humanidade enfrenta.

Participe da Hora do Planeta; acompanhe as luzes se apagando no mundo inteiro e apague as suas às 20h30. Aproveite este momento para refletir sobre como você pode mudar seu estilo de vida para ser mais sustentável.
No sábado, dia 31 de março de 2012, das 20h30 às 21h30, estaremos todos juntos nesse ato simbólico em prol da nossa vida no planeta. "

SAIBA MAIS

Musa da Semana: Megan Fox

A modelo e atriz americana Megan Fox tem 25 anos e conseguiu destaque internacional com sua participação no filme "Transformers".
No cinema sua carreira começou aos 16 anos com a produção "Férias ao Sol".
Ao longo desse tempo foi destaque nas passarelas e atuou em diversas séries de sucesso como "What I Like About You"  e "Two and a Half Men".
Sua beleza especial tem fatores étnicos: é descendente de franceses, irlandeses e índios!
Mais de uma vez foi eleita por revistas especializadas "a mais sexy do mundo".
Bem, não faltam predicados para Megan Fox ser a nossa escolhida como musa desta semana, não acham?
E ainda fizemos uma edição especial incluindo pela primeira vez, além de fotos, um pequeno filme feito pelo famoso Greg Williams para a revista "Esquire".
Nesta produção destaque para um churrasquinho que a Megan prepara.
Seria um bom programa de fim de semana um churrasco com cerveja à beira da piscina com ela, não acham?



Megan Fox by Greg Williams for Esquire HD from Greg Williams on Vimeo.

Música: "Climbing Up The Walls" - Chris Cornell

Rinocerontes em risco de extinção: participe da campanha - AVAAZ


"Os rinocerontes estão prestes a ser extintos por causa da caça predatória e podem desaparecer para sempre a menos que façamos algo agora. Novas estatísticas chocantes mostram que 440 rinocerontes foram brutalmente mortos no ano passado somente na África do Sul – um aumento explosivo em comparação a cinco anos atrás, quando apenas 13 rinocerontes tiveram seus chifres decepados. As nações europeias podem conduzir o mundo a um novo plano para salvar essas criaturas incríveis, mas primeiro eles precisam nos ouvir!

Por trás dessa devastação está um aumento enorme na demanda de chifres de rinocerontes, utilizados por charlatões com pacientes de câncer, remédios falsos para ressaca e como amuletos na China e no Vietnã. Protestos na África do Sul foram ignorados até agora pelas autoridades, mas a Europa tem o poder de mudar isso, exigindo a proibição total do comércio de rinoceronte – de qualquer lugar, para qualquer lugar – quando os países se reunirem no próximo encontro internacional decisivo em julho.

A situação é tão terrível que a ameaça chegou até mesmo aos zoológicos britânicos que estão no alerta vermelho por conta das gangues assassinas de rinocerontes! Vamos criar um protesto gigante e exigir que a Europa pressione por novas medidas de proteção para impedir que os rinocerontes sejam extintos. Quando chegarmos a 100.000 assinaturas, o nosso apelo será entregue em Bruxelas, o coração da tomada de decisão da Europa, com uma manada de rinocerontes de papelão. A cada 50.000 assinaturas colocaremos um rinoceronte de papelão – levando o tamanho do nosso movimento até a porta dos delegados da UE, enquanto eles se posicionam. Assine a petição à direita e em seguida encaminhe este email para todos."


PARTICIPE AQUI

29 de março de 2012

Deu no Blog do Noblat, depois na Polícia Federal, na Carta Maior e agora na Revista Veja em "contrainformação": o Senador Demóstenes Torres, o cara de pau, um grande blefe da extrema direita no Brasil!

"Sobre a desfaçatez, ou sobre Demóstenes

Redação, Carta Maior
"...O que começou pequeno, com o Bloco da Mentira, foi ganhando corpo até se transformar na Escola de Samba Unidos da Desfaçatez.(...) De nada adianta se fantasiar de ovelha se, quando abre a boca, mostra as presas de lobo (...)Exige-se apenas a verdade, não precisa mutilar suas ideias, sacrificar-se intimamente (...) Não representa desvio de caráter defender diante das câmeras o que professa entre quatro paredes - o defeito é mentir" . Os trechos são de autoria do ex-líder dos demos no Senado, Demóstenes Torres,  em artigo publicado originalmente no "blog do Noblat", em 22-02--2012. Nessa data, o Savonarola-mór da oposição demotucana, um dos mais aguerridos acusadores do governo no episódio convencionado como 'mensalão',  já havia trocado 298 telefonemas com o bicheiro Carlinhos Cachoeira, em aparelho blindado presenteado pelo próprio, e cerca de 200 ligações com alta direção da revista Veja. Esta, por razões que o tempo dirá, resolveu fritá-lo por antecipação, como quem frita um arquivo, em consonância com o que tem feito também o jornal 'O Globo'. Contra centurião, agora jogado ao mar por seus pares afoitos, pesa, ademais, a suspeita de abiscoitar 30% dos lucros do bicheiro mencionado, de quem ganhou mimos no casamento e a cuja carteira recorria até para despesas de pequenos deslocamentos aéreos. Em seu blog, Demóstenes apresenta-se como ' presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), " a mais importante do Senado", e da Comissão que está reescrevendo o Código de Processo Penal; e sentencia altaneiro: "Demóstenes participou de diversas CPIs e não deixou acabar em pizza as que foi relator (...) Demóstenes é o parlamentar que mais combate a corrupção no Brasil". No arremate, o carrilhão autobiográfico badala: "No último mês de dezembro, a Revista Época divulgou uma lista em que o senador Demóstenes Torres foi apontado como uma das 100 personalidades mais influentes do país" (Leia mais sobre o assunto nesta pág. e no Blog das Frases: "Demóstenes: o importante é a causa; e a causa é Serra derrotar o PT em SP').”


"O Procurador Geral, o Senador e o bicheiro


Autor: 

A revelação das ligações do senador Demóstenes Torres com o bicheiro Carlinhos Cachoeira lança uma sombra de suspeita sobre o procurador geral Roberto Gurgel.
Demóstenes foi elemento central na recondução de Gurgel ao cargo de Procurador Geral, desempenhando papel bastante conhecido em assembléias de acionistas.
Nessas assembléias há um estratagema corporativo que consiste em canalizar as insatisfações dos minoritários para um deles. O sujeito esbraveja, fala alto e torna-se o líder da resistência contra os controladores. Depois, à medida em que a AGE avança, ele cede rapidamente aos argumentos dos controladores, esvaziando a reação dos demais.
Demóstenes desempenhou esse papel no processo de recondução de Gurgel ao cargo de Procurador Geral.
Primeiro esbravejou, exigindo de Gurgel a abertura de processo contra Antonio Palocci, ameaçando não votar a favor da sua recondução ao cargo. Depois, recuou, disse que, infelizmente, as alegações de Gurgel - de que não havia nenhum elemento que comprovasse origem ilícita dos recursos de Palocci - eram corretas e só lhe restava acatar a lei.
Independentemente do mérito dos argumentos de Gurgel, os movimentos iniciais de Demóstenes lhe conferiram o papel de líder dos minoritários; e seu convencimento final matou toda a reação contra a indicação do Procurador Geral.
Poderia ser apenas um caso de um Senador procurador reconhecendo o mérito da alegação de outro, não fosse a circunstância de que Gurgel há dois anos estava sentado em cima de um inquérito que denunciava as ligações espúrias de Demóstenes com Cachoeira." 

 CONVERSA AFIADA

Pois até a Rede Globo agora mete o pau no Senador da República...e enquanto eu estava por aqui fechando este post, o STF acabou de anunciar a quebra do sigilo bancário do parlamentar, pelo que tudo indica, não conseguiram mesmo segurar o ex-gordo e ex-dono da espada contra a corrupção na República, veremos muito mais nos próximos dias, veremos sim!

VEJA MAIS   


 

Roger Waters no Brasil: "The Wall"

Está se apresentando no Brasil o cantor, compositor e baixista original do Pink Floyd, Roger Waters.
Além de excelente músico, Roger se notabilizou ao longo de 45 anos de carreira por se posicionar politicamente, criando composições e manifestando opiniões que a maioria dos artistas não gosta de misturar com sua arte.
Ao contrário, a arte de Waters é movida a opiniões, críticas e histórias sobre sociedade, pessoas, comportamentos, governos, etc.
Seu show atual é um "super-remake" do clássico "The Wall".
Um amigo assistiu no fim de semana em Porto Alegre e disse que é mesmo grandioso.
Só recomendo que - quem puder assistir e não for fã de carteirinha - informe-se antes sobre a história de "The Wall" para poder - ao entendê-lo mais profundamente - aproveitar melhor o espetáculo.
Achei no Vimeo a íntegra deste show apresentada no estádio do River Plate (Buenos Aires) no dia 07 deste mês.
Para uma filmagem feita da platéia até que está muito boa.
São quase duas horas de espetáculo. Vale a pena ver pelo menos algumas cenas.

Humor de Quinta: O Corredor e o Mouse

O "humor de quinta" desta semana é mais uma curiosidade tecnológica interessante do que apenas humor.
É uma daquelas brincadeiras que os especialistas em informática fazem e que nós ficamos perguntando como é que foi desenvolvido.
É simples. Clique no link abaixo ("O Corredor").
Vai abrir uma tela em que aparece um jovem correndo em volta de uma lagoa. Quer dizer, lagoa não. É um pier, provavelmente em uma baía.
Quando ele parar vocês devem aproximar por cima, lentamente, a seta do mouse até uma distância de mais ou menos 1 cm acima da cabeça do atleta.
Vejam o resultado.

28 de março de 2012

Lula agradece apoio após remissão completa do câncer

E viva Lula!


Mensagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva após receber os resultados dos exames realizados no hospital Sírio Libanês e que mostraram remissão completa do câncer. O vídeo foi gravado na sede do Instituto Lula nesta quarta-feira (28).

Um Passeio Pela Itália

Sempre considerei o Brasil o país mais lindo do mundo. 
Não é não. 
Está sim entre os mais lindos. 
Sobretudo por aspectos naturais. 
Com relação ao panorama urbano salvam-se algumas exceções mas estamos muito distantes da beleza histórica das cidades européias, por exemplo. 
Afirmo isso por observações distantes. Nunca estive por lá. Infelizmente. 
Uma das fontes mais recentes dessas observações é o programa "Discovery Atlas" exibido no canal Discovey Theater HD. 
Na série, cada episódio mostra um país, as suas diversas regiões, tendo como ponto de partida - em cada região - um habitante que tem como profissão algo ligado à história do país. 
Nesta semana assisti (estava gravado) ao capítulo sobre a Itália. 
Incrível como aquele país, do extremo norte ao extremo sul, tem paisagens, climas e cidades diferentes, tudo muito lindo. 
Veneza, Toscana, a Costa Mediterrânea, os Alpes, Milão, Roma, as pequenas cidades medievais, etc. Quem puder se programar para ir lá um dia acho que vale a pena. 
Enquanto isso vejam esses dois pequenos vídeos que selecionei: Toscana e Veneza.
Podem explorar também na página do Discovery Atlas Italy
Aliás é bom citar que existem também capítulos (1 hora cada) sobre a França, Japão, Brasil, China, Austrália, etc. 
Ainda sobre a Itália, como não pude ir lá até hoje (nem na França, Inglaterra, Canadá, Portugal, etc.), só me resta como compensação encarar - por aqui mesmo - uma Pizza de Calabresa ou um Spaguetti à Napolitana com um bom vinho (ainda mais que parece que a temperatura, finalmente, vai entrar em declínio na região). 
Capito?


Morre Millôr Fernandes


Mais um grande 'multidisciplinar' se foi.
Faleceu Millôr Fernandes ao 87 anos, um dos chargistas e frasistas mais irônicos que já vi.
Foi um dos criadores e editores do histórico Pasquim.

R.I.P.
 

Dilma Rousseff: Doutora 'Honoris Causa' da Universidade de Nova Delhi

E continua o destaque de nossos governantes, de nosso país e de nossa economia no exterior, em tempos de crise internacional.

Depois de Lula, Dilma começa a receber merecidos títulos Honoris Causa. Hoje foi o título de Doutora da Universidade de Nova Delhi.

Segundo ela, cada vez mais o Brasil e Índia desempenharão papel de destaque no novo desenho das relações internacionais, inclusive na solução da crise que se apresenta hoje.

"Nova Delhi (Índia) e Brasília – Ao ser homenageada hoje (28) com o título de doutora honoris causa da Universidade de Nova Delhi, na Índia, a presidenta Dilma Rousseff disse ter a “certeza” de que indianos e brasileiros serão “chamados” a colaborar nos esforços internacionais para conter a crise econômica e buscar soluções para o problema. Segundo ela, Brasil e Índia têm vários aspectos em comum – dos desafios às conquistas.
“Tenho certeza de que Brasil e Índia serão chamados a desempenhar cada vez mais um papel central na agenda internacional”, ressaltou a presidenta, lembrando que serão considerados os pesos das economias de ambos os países e as conquistas feitas nos últimos anos. “Esse conjunto reforça a credibilidade no contexto internacional.”"

Leiam o restante na Rede Brasil Atual.


27 de março de 2012

Kraftwerk: Trans-Europe Express



Garanto: tudo que vocês ouviram de Electronic Music nos últimos 35 anos tiveram influência deles.
São os geniais alemães cyborgs da "Usina Elétrica": Kraftwerk!
Nessa música (hipnótica, como sempre) eles imaginaram uma viagem pela Europa a bordo de um trem.
É de 1976 (mas este remix, chamado "Trans-Europa" e feito por eles, é de 1989).

Nova Versão de "Para Nossa Alegria": Faith No More!

Vocês me desculpem mas eu não consigo deixar passar quando vejo uma nova versão desta peculiar produção musical caseira.
Se bem que essa é a primeira que coloco aqui.
Trata-se de um mash-up (mistura) feita pelo DJ Jak. 
Ele utilizou a música (e o clipe) "Epic", clássico dos anos 80 do grupo Faith no More (o que por si só já é uma ironia - o nome do grupo).

PARA NOSSA ALEGRIA IS EPIC - CANTANDO EM FAMÍLIA VS. FAITH NO MORE - DJ JAK/BOOTIE RIO from bootie rio on Vimeo.

Imagens do Dia: Dilma na Índia, Papa em Cuba, o "Olho da África", a Ferrari de Eric Clapton, FHC e Lula

Ainda enigmática, a Índia - com seus contrastes e magia - recebeu hoje a Presidenta Dilma Rousseff para reunião de cúpula dos BRICs. Um dos itens a serem discutidos é a criação de um banco comum para financiar grandes projetos nos países pertencentes ao grupo que já representa 18% da economia mundial.
 
Foto divulgada hoje pela NASA. Foi tirada por um astronauta holandês que está na Estação Espacial Internacional. Mostra o "Olho da África", formação geológica de mais de 50km de diâmetro que só pode ser vista do espaço. Mauritânia, centro do Saara. Planet Earth!
Olha a missa que o Papa celebrou hoje em Cuba. Muitos católicos na ilha comunista.

Meu amigo guitarrista Eric Clapton ("Clapton is God") encomendou uma Ferrari exclusiva que levou dois anos para ficar pronta. Foi entregue em Londres hoje. Até que custou barato: 8 milhões de Reais. Será que eles fazem um bom abatimento se eu encomendar uma também e der o meu Idea como parte do pagamento? É que eu queria ter um carro igual ao do Clapton! Bem, ele merece, né não?! Já eu...

 Coisas da política (ou da vida): FHC visitou Lula hoje no hospital

26 de março de 2012

Legião Urbana: o paradeiro de Renato Rocha


Sempre que via uma matéria na TV, jornal ou revista sobre o Legião Urbana eu me perguntava porque nunca se falava do excelente baixista e compositor Renato Rocha, o Negrete, que atuou na primeira fase da banda (para mim a melhor, a dos três primeiros discos).
Sempre quis saber o paradeiro dele.
Agora soube a que a Record fez uma matéria contando que ele virou morador de rua.
Quase não acreditei.
Embora não se dê detalhes sabe-se que os excessos estão no meio e parece que a banda tentou ajudá-lo.
Repoduzo abaixo um esclarecimento do Marcelo Bonfá.
Uma pena que a carreira e a vida do Negrete tenham ido por esse caminho.
Vida, vida...


"O baixista Renato Rocha fez parte da formação original da Legião Urbana e participou da gravação dos três primeiros discos do grupo. A equipe da Record encontrou o músico perambulando pelas ruas do Rio. Em entrevista exclusiva, Renato contou o que aconteceu com sua vida."

Baterista da Legião sobre Renato Rocha: "sempre tentamos ajudá-lo"
"O baterista Marcelo Bonfá comentou no Twitter a notícia de que o ex-companheiro da Legião Urbana, o baixista Renato Rocha, virou um morador de rua. Bonfá disse que a banda sempre quis ajudá-lo.
"Nós da banda sempre tentamos ajudar o Renato Rocha, mesmo que ele ainda era um músico ausente dentro da banda. Depois disso, ele se distanciou e se envolveu em problemas que iam além das nossas possibilidades de ajuda-lo", escreveu nesta segunda-feira (26).
A polêmica começou após matéria no Domingo Espetacular, da TV Record, na noite de domingo (25), a qual mostra Rocha como morador de rua no Rio de Janeiro. O baixista saiu da banda em 1988. "Muito (tempo) depois, o (guitarrista) Dado (Villa-Lobos), que tem um estúdio, tentou ajudá-lo oferecendo-o uma participação em uma gravação. Mas o RR não conseguiu realizá-la", explicou.
Bonfá ainda rechaçou qualquer responsabilidade na atual situação do baixista: "Algumas pessoas aqui estão bastante equivocadas sobre a ideia de qualquer culpa que possamos ter, eu e Dado, na vida que ele escolheu para si. Posso dizer que eu faço a minha parte quanto a ajudar pessoas dentro do meu raio de ação e que ainda assim vão além da minha própria família", afirmou.
No Twitter
A notícia fez com que o nome de Renato Rocha parasse entre os assuntos mais comentados no Twitter no Brasil na manhã desta.
Vocalista do Detonautas, Tico Santa-Cruz, que participou de alguns shows com Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá em tributo ao Legião Urbana, também comentou: "Renato (Rocha) não era santo, tinha milhares de defeitos. Legião é uma lenda viva da música brasileira. E é triste ver um ex-membro nesse estado", escreveu."

Internet: Saturação Social?

A velha questão: como aproveitar melhor o tempo que temos?
Eu adoro ler, escrever, ver filmes, mas...
Nos anos 1980 eu era assinante da revista "Veja" (naquela época não havia tanta conotação política de direita nas abordagens). E também da "Isto É". Além de outras mensais (aquelas eram semanais): Planeta, Somtrês, Bizz, Rock Brigade, Roll, etc. E ainda tinham os jornais diários. E os livros.
Não sei como conseguia ler aquilo tudo. Acho que não lia. E nem sei se valeria a pena ler.
Hoje em dia o mesmo problema se processa com a Internet: Facebook, Gmail, Hotmail, Twitter, Skipe, Blogs, Sites, etc. E ainda tem os torpedos via celular. E nem estou falando nas obrigações profissionais em frente ao computador. Abordo apenas o "tempo livre".
A Internet, as redes sociais, a interconectividade mundial... Essas coisas vieram para ficar, não há dúvidas.
Mas de algum tempo para cá venho pensando sobre até onde nos tornamos vítimas de uma facilidade.
Precisamos de tantas informações hoje disponíveis? O melhor caminho é aumentar cada vez mais os nossos contatos virtuais?
O fato: começa-se a perceber um cansaço de tantas "obrigações" na grande rede. 
Talvez os mais preparados para esse bombardeio sejam os adolescentes mas não estariam eles perdendo outras coisas importantes?
A crônica da Martha Medeiros com certeza explica melhor o que estou querendo dizer. Até porque sou suspeito. Estou no time de blogueiros e 'faces' e acho que estou ficando cansado. Mas pode ser só a idade mesmo...

MARTHA MEDEIROS - Posto, logo existo

 Tão preocupadas em existir para os outros, as pessoas estão perdendo um tempo valioso em que poderiam estar vivendo, ou seja, namorando, indo à praia, trabalhando, viajando, lendo, estudando

"Começam a pipocar alguns debates sobre as consequências de se passar tanto tempo conectado à internet. Já se fala em “saturação social”, inspirado pelo recente depoimento de um jornalista do “The New York Times” que afirmou que sua produtividade no trabalho estava caindo por causa do tempo consumido por Facebook, Twitter e agregados, e que se vê hoje diante da escolha entre cortar seus passeios de bicicleta ou “alguns desses hábitos digitais que estão me comendo vivo”.

Antropofagia virtual. O Brasil, pra variar, está atrasado (aqui, dois terços dos usuários ainda atualizam seus perfis semanalmente), pois no resto do mundo já começa a ser articulado um movimento de desaceleração dessa tara por conexão: hotéis europeus prometem quartos sem wi-fi como garantia de férias tranquilas, empresas americanas desenvolvem programas de softwares que restringem o acesso a web, e na Ásia crescem os centros de recuperação de viciados em internet. Tudo isso por uma simples razão: existir é uma coisa, viver é outra.

Penso, logo existo. Descartes teria que reavaliar esse seu cogito, ergo sum, pois as pessoas trocaram o verbo pensar por postar. Posto, logo existo.

Tão preocupadas em existir para os outros, as pessoas estão perdendo um tempo valioso em que poderiam estar vivendo, ou seja, namorando, indo à praia, trabalhando, viajando, lendo, estudando, cercados não por milhares de seguidores, mas por umas poucas dezenas de amigos. Isso não pode ter se tornado tão obsoleto.

Claro que muitos usam as redes sociais como uma forma de aproximação, de resgate e de compartilhamento — numa boa. Se a pessoa está no controle do seu tempo e não troca o virtual pelo real, está fazendo bom uso da ferramenta. Mas não tem sido a regra. Adolescentes deixam de ir a um parque para ficarem trancafiados em seus quartos, numa solidão disfarçada de socialização. Isso acontece dentro da minha casa também, com minhas filhas, e não adianta me descabelar, elas são frutos da sua época, os amigos se comunicam assim, e nem batendo com um gato morto na cabeça delas para fazê-las entender que a vida está lá fora. Lá fora!! Não me interessa que elas existam pra Tati, pra Rô, pro Cauê. Quero que elas vivam.

O grau de envolvimento delas com a internet ainda é mediano e controlado, mas tem sido agudo entre muitos jovens sem noção, que se deixam fotografar portando armas, fazendo sexo, mostrando o resultado de suas pichações, num exibicionismo triste, pobre, desvirtuado. São garotos e garotas que não se sentem com a existência comprovada, e para isso se valem de bizarrices na esperança de deixarem de ser “ninguém” para se tornarem “alguém”, mesmo que alguém medíocre.

Casos avulsos, extremos, mas estão aí, ao nosso redor. Gente que não percebe a diferença entre existir e viver. Não entendem que é preferível viver, mesmo que discretamente, do que existir de mentirinha para 17.870 que não estão nem aí."

Fonte: Conteúdo Livre

25 de março de 2012

Antes do Nascimento, Além da Vida

Hoje (finalmente!) consegui ver "Além da Vida", filme de Clint Eastwood lançado em 2010.
A sorte é que boas histórias não tem prazo de validade.
Para quem não assistiu, recomendo.
Mas só resolvi fazer este post de fim de domingo porque abri um e-mail (logo após ver o filme) de um amigo que contém a interessante (engraçada?) historinha que reproduzo abaixo.
De certa forma tem a ver com filme. 
Coincidências...
Boa semana a todos!

"No ventre de uma mulher grávida estavam dois bebês.
O primeiro pergunta ao outro:
- Você acredita na vida após o nascimento?
- Certamente. Algo tem de haver após o nascimento. Talvez estejamos aqui principalmente porque nós precisamos nos preparar para o que seremos mais tarde.
- Bobagem, não há vida após o nascimento. Como verdadeiramente seria essa vida?
- Eu não sei exatamente, mas certamente haverá mais luz do que aqui. Talvez caminhemos com nossos próprios pés e comeremos com a boca.
- Isso é um absurdo! Caminhar é impossível. E comer com a boca? É totalmente ridículo! O cordão umbilical nos alimenta. Eu digo somente uma coisa: A vida após o nascimento está excluída - o cordão umbilical é muito curto.
- Na verdade, certamente há algo. Talvez seja apenas um pouco diferente do que estamos habituados a ter aqui.
- Mas ninguém nunca voltou de lá, depois do nascimento. O parto apenas encerra a vida. E afinal de contas, a vida é nada mais do que a angústia prolongada na escuridão.
- Bem, eu não sei exatamente como será depois do nascimento, mas com certeza veremos a mamãe e ela cuidará de nós.
- Mamãe? Você acredita na mamãe? E onde ela supostamente está?
- Onde? Em tudo à nossa volta! Nela e através dela nós vivemos. Sem ela tudo isso não existiria.
- Eu não acredito! Eu nunca vi nenhuma mamãe, por isso é claro que não existe nenhuma.
- Bem, mas às vezes quando estamos em silêncio, você pode ouvi-la cantando, ou sente, como ela afaga nosso mundo. Saiba, eu penso que só então a vida real nos espera e agora apenas estamos nos preparando para ela..."

  "O vencedor do

"Oscar® Matt Damon (Gênio Indomável, Invictus) será o protagonista de Além da Vida, longa-metragem dirigido pelo também premiado na Academia Clint Eastwood (Menina de Ouro, Os Imperdoáveis), a partir do roteiro de Peter Morgan, indicado ao Oscar® duas vezes por Frost/Nixon e A Rainha. Além da Vida conta a história de três pessoas que são afetadas pela morte de maneiras diferentes. Matt Damon interpreta George, um operário norte-americano que tem uma conexão especial com o além. Em outro ponto do planeta, a jornalista francesa Marie (Cécile De France) acaba de passar por uma experiência de quase-morte que muda sua visão diante da vida. E quando Marcus (Frankie/George McLaren), um garoto londrino, perde uma pessoa muito próxima, ele começa uma procura desesperada por respostas. Enquanto cada um segue o caminho em busca da verdade, suas vidas se encontrarão e serão transformadas para sempre pelo que eles acreditam que possa existir, ou realmente exista - a vida após a morte. O elenco principal também conta com a premiada atriz belga Cécile de France (Um Segredo em Família) interpretando Marie, e os gêmeos Frankie e George McLaren. O elenco internacional tem Jay Mohr (Os Reis da Rua, o seriado de TV Gary Unmarried), Bryce Dallas Howard (Eclipse, A Dama na Água), Marthe Keller, Thierry Neuvic e Derek Jacobi."

O Sanduíche

Se você quiser assistir a documentários e curtas-metragens de ficção não vai achar no cinema. Nem na TV aberta. Mesmo os centenas de canais da TV por assinatura deixam a desejar nesse aspecto.
A saída é apelar para a Internet.
Boa iniciativa é o site "Porta-Curtas" que conta com o apoio da Petrobras.
Selecionei para esta noite de domingo o premiado filme "O Sanduíche" do premiado diretor Jorge Furtado.



Gênero: Ficção 
Diretor: Jorge Furtado 
Elenco: Felippe MonnacoJanaína Kramer MorraMilene ZardoNelson Diniz 
Duração: 12 min     Ano: 2000     Bitola: 35mm 
País: Brasil     Local de Produção: RS 
Cor: Colorido 
Sinopse: Os últimos momentos de um casal, a hora da separação. O fim de alguma coisa pode ser o começo de outra. Outro casal, os primeiros momentos, a hora da descoberta. Encontros, separações e um sanduíche. No cinema o sabor está nos olhos de quem vê.

24 de março de 2012

Cena Carioca

Notinha pitoresca de ontem da coluna "Gente Boa" do Joaquim Ferreira dos Santos e que mostra a irreverência e sinceridade (mais ou menos) da carioca:
Radicalmente Loura
"Um salão da Rua Régis de Oliveira, na Cinelândia, oferece às clientes "tintura pubiana".
As falsas louras não correm o risco moreno de serem desmascaradas embaixo no que alardeavam louro em cima."

Zé Ramalho: "Avôhai"

Hoje já não existem mais canções que marcam gerações.
Não há mais tempo para a canção amadurecer nos corações e mentes e aí se transformar em um clássico.
Aliás quem tem tempo de ouvir novas canções, com calma?
São muitas opções, muitas coisas a fazer.
E fazemos muita coisa mesmo. Resta saber se fica alguma coisa.
Mas é pra ficar?
Para a old generation resta recordar canções como essa. Ainda bem.
Aviso para neófitos: não tentem entender. A música. Ou esse tipo de pensar.


23 de março de 2012

Vídeo Experimental: Full Circle

"Esculturas de imagens em movimento".
De Callum Cooper.
Produção da grife anglo-australiana Klezinski que produz roupas e acessórios a partir de materiais e processos sustentáveis.



Full Circle from Callum Cooper on Vimeo.

R.I.P.: Chico Anysio *Maranguape, 12/04/1931 +Rio de Janeiro, 23/03/2012

As novas gerações conhecem mais como referência em comédia um dos seus filhos, o Bruno Mazzeo.
Ele também teve outros filhos ligados ao riso ao longo de seus sete (que eu saiba) casamentos.
Mas é Chico Anysio o grande mestre do humor nos últimos 50 anos.
Sem nenhum questionamento.
Partiu hoje, aos 80 anos.
Azar o nosso. Festa no céu. Vão se divertir a valer com seus centenas de personagens.
Com certeza vai criar outros, brincando com São Pedro, o Anjo Gabriel, etc.
Rest in Peace, Chico.


Musa da Semana: Cris Lopes

Um dos programas mais escrachados da TV aberta, Pânico na TV!, saiu da Rede TV e estréia em breve na Band.
No momento a equipe está trabalhando nos últimos detalhes.
Acredito que a fórmula não deve mudar muito e, se continuar aos domingos, provavelmente - com a verba maior - vão tentar fazer frente ao Fantástico, embora seu público seja de um nicho específico.
Mas o que nos interessa aqui é saber o destino das belas dançarinas "Panicats".
Ali é um entra e sai danado (epa!) e não foi dado até o momento uma definição da seleção final que comporá o programa.
Um dos comentários, que eu saiba não oficial, é que a modelo Cris Lopes (Rio Grande do Sul, 26 anos) vai entrar para o time.
Ela ficou conhecida nacionalmente por defender as cores do Flamengo no concurso "Musa do Brasileirão".
Vamos torcer, pois ela merece estar naquele escrete, não acham?


Filmes: Pina, Habemus Papam, Jogos Vorazes


E o fim de semana chegou.
Ainda bem!
A meteorologia está dando chuva para nossa região mas não sei não.
Ao que tudo indica a temperatura já está caindo (estava um calorão até ontem à noite).
Com chuva ou sem chuva um bom filme é sempre uma boa pedida. 
Em casa (se possível em HD) ou no cinema (se possível em 3D), com pipoca ou amendoim, por favor.
Segue comentário do ótimo crítico de cinema Rubens Ewald Filho sobre três lançamentos bem recentes. Para três tipos de públicos diferentes.
Talvez "Jogos Vorazes" agrade a todos.

22 de março de 2012

Água!

Guilherme Arantes já falava: "Terra, Planeta Água". 
Poluição, aquecimento global e outras mazelas tem tornado a água cada ves mais um item de nosso mundo que precisa de ajuda. 
Esses dias estava comentando com um amigo sobre a poluição na Baía de Guanabara. 
Com aquela beleza que é o Aterro, na faixa de areia e por entre a linda paisagem projetada por Burle Marx as pessoas se aglomeram nos fins de semana de calor mas não podem entrar na água. 
Há décadas existe um plano de despoluição e existe dinheiro mas a coisa não acontece. 
Apenas mais um exemplo de como a água é maltratada. 
Hoje, 22 de março, é o Dia Mundial da Água. 
Parabéns ou pêsames para nós mesmos? 
E nem estamos entrando em detalhes sobre a situação de rios, lagos e lençóis freáticos onde está a água doce.
Assistam o belíssimo filme abaixo com tela cheia e som alto!


Petrobras: Novo Processo Seletivo com 1500 vagas - Nível Médio e Superior

Ótima oportunidade!
 
"Temos uma oportunidade para quem quer trabalhar conosco. Abrimos concurso para preenchimento de 1521 vagas de 60 cargos diferentes em todo o país. As inscrições vão de 27/03 a 08/04 e devem ser realizadas no site da Fundação Cesgranrio ou nos postos credenciados. Do total, 874 vagas são para o nível médio e 647 para o nível superior.
A taxa de inscrição é de R$ 35 para o nível médio e R$ 50 para o nível superior. As provas objetivas serão realizadas no dia 06/05. Para o cargo de Advogado(a) Júnior, haverá ainda prova discursiva. Para os cargos de Inspetor(a) de Segurança Interna Júnior e Técnico(a) de Perfuração e Poços Júnior, também serão realizados exames de capacitação física.
Os cargos com maior número de vagas disponíveis são Técnico(a) de Operação Júnior e Técnico(a) de Administração e Controle Júnior, para o nível médio, e Engenheiro(a) de Equipamentos Júnior - Mecânica e Administrador(a) Júnior para o nível superior.
A remuneração mínima inicial varia de R$ 1.994,30 a R$ 2.896,02 para cargos de nível médio e R$ 6.388,31 a R$ 6.883,05 para cargos de nível superior. Nós também oferecemos uma série de benefícios, como previdência complementar (opcional), plano de saúde (médico, hospitalar, odontológico, psicológico e benefício farmácia) e benefícios educacionais para dependentes, entre outros.
O concurso tem validade de seis meses, podendo ser prorrogado por igual período. Confira o edital em nossa área de Carreiras ou no site da Fundação Cesgranrio."

Nível Superior:
Administrador(a) Júnior, Advogado(a) Júnior, Analista Ambiental Júnior - Biologia, Analista de Comercializacao e Logística Júnior - Comércio e Suprimento, Analista de Comercializacao e Logística Júnior - Transporte Marítimo, Analista de Pesquisa Operacional Júnior, Analista de Sistemas Júnior - Engenharia de Software, Analista de Sistemas Júnior - Infraestrutura, Analista de Sistemas Júnior - Processos de Negócio, Bibliotecário(a) Júnior), Economista Júnior, Engenheiro(a) Agrônomo Júnior, Engenheiro(a) Civil Júnior, Engenheiro(a) de Equipamentos Júnior - Elétrica, Engenheiro(a) de Equipamentos Júnior - Eletrônica, Engenheiro(a) de Equipamentos Júnior - Inspeção, Engenheiro(a) de Equipamentos Júnior - Mecânica, Engenheiro(a) de Equipamentos Júnior - Terminais e Dutos, Engenheiro(a) de Meio Ambiente Júnior, Engenheiro(a) de Petróleo Júnior, Engenheiro(a) de Processamento Júnior, Engenheiro(a) de Produção Júnior, Engenheiro(a) de Telecomunicações Júnior, Engenheiro(a) Naval Júnior, Geofísico(a) Júnior - Física, Geólogo(a) Júnior, Médico(a) do Trabalho Júnior, Profissional de Comunicação Social Júnior - Relações Públicas e Psicólogo(a) Júnior

Nível Médio:
Inspetor(a) de Segurança Interna Júnior, Técnico(a) Ambiental Júnioralho Localidades Cidade de Provas, Técnico(a) de Administração E Controle Júnior, Técnico(a) de Comercialização e Logística Júnior, Técnico(a) de Contabilidade Júnior, Técnico(a) de Enfermagem do Trabalho Júnior, Técnico(a) de Estabilidade Júnior, Técnico(a) de Exploração de Petróleo Júnior - Geologia, Técnico(a) de Informática Júnior, Técnico(a) de Inspeção de Equipamentos E Instalações Júnior, Técnico(a) de Logística de Transporte Júnior - Controle, Técnico(a) de Logística de Transporte Júnior - Operação, Técnico(a) de Manutenção Júnior - Caldeiraria, Técnico(a) de Manutenção Júnior - Elétrica, Técnico(a) de Manutenção Júnior - Eletrônica, Técnico(a) de Manutenção Júnior - Instrumentação, Técnico(a) de Manutenção Júnior - Mecânica, Técnico(a) de Operação Júnior, Técnico(a) de Perfuração e Poços Júnior, Técnico(a) de Projetos, Construção e Montagem Júnior - Edificações, Técnico(a) de Projetos, Construção e Montagem Júnior - Elétrica, Técnico(a) de Projetos, Construção e Montagem Júnior - Eletrônica, Técnico(a) de Projetos, Construção e Montagem Júnior - Estruturas Navais, Técnico(a) de Projetos, Construção e Montagem Júnior - Instrumentação, Técnico(a) de Projetos, Construção e Montagem Júnior - Mecânica, Técnico(a) de Segurança Júnior, Técnico(a) de Suprimento de Bens e Serviços Júnior - Administração, Técnico(a) de Suprimento de Bens e Serviços Júnior - Elétrica, Técnico(a) de Suprimento de Bens e Serviços Júnior - Mecânica, Técnico(a) de Telecomunicações Júnior e Técnico(a) Químico(a) de Petróleo Júnior

Fonte: Petrobras