31 de maio de 2012

Humor de Quinta (2): O Estado Maior da Mídia

Já é quase sexta-feira mas ainda dá para inserir esta ótima versão dos fatos que abalaram as estruturas da República esta semana! : )

Humor de Quinta

Pessoal, as coisas andam meio estranhas.
A Europa continua em sua crise, apesar dos bons ventos das eleições francesas. E, para complicar, ainda tem os terremotos na Itália.
Mitt Romney vai ser o candidato republicano nos EUA, um Bush volume dois.
No Brasil, água jorrando de uma Cachoeira bem próxima a um Delta de um rio localizado em qualquer estado ou município.
A Rio + 20 chega com mais indagações que soluções.
E eu não não consigo fechar as contas: parece que os meses estão cada vez maiores com suas faturas intermináveis à pagar.
Fazer o que?! Talvez rir um pouco, afinal é quinta-feira e pelo menos o fim de semana já está chegando...


'Saia Justa' Jurídica
"Coincidentemente, dois juí­zes encontram-se no estacionamento de um motel e constrangidos reparam que cada um estava com a mulher do outro.
Após alguns instantes de silêncio e de "saia justa", mas mantendo a compostura própria de magistrados, em tom solene e respeitoso um diz ao outro:
- Nobre colega, inobstante este fortuito imprevisí­vel, sugiro que desconsideremos o ocorrido, crendo eu que o CORRETO seria que a minha mulher venha comigo no meu carro e a sua mulher volte com Vossa Excelência no seu..

Ao que o outro respondeu:
- Concordo plenamente nobre colega que isso seria o CORRETO, sim... no entanto, não seria JUSTO levando-se em consideração que vocês estão saindo e nós estamos entrando..."



Lei Seca: Um Depoimento
"Gostaria de dividir minha experiência com vocês que bebem e dirigem mesmo assim, apesar de tanto apelos...
No último sábado à noite não sei quantas cervejas e “coisas mais” bebi. Sabendo que não estava legal, fiz algo que nunca havia feito antes: deixei meu carro no estacionamento e peguei um ônibus!
Resultado: cheguei à casa são e salvo, sem nenhum incidente/acidente, com uma ótima sensação do dever cumprido...
 Agora, o que me deixou perplexo foi que eu nunca havia dirigido um ônibus em toda a minha vida!"

Gilmar x Lula, um pouco de história

Olha aí um ótimo artigo do Mauro Santayana sobre a polêmica Gilmar x Lula. Esse assunto já rendeu muito e talvez fosse isso mesmo que o ministro do supremo (Agamenon diria: "supremo... de frango!") estivesse querendo. Assim, para mim essa matéria é o round final desse embate artificial. Espero.

 Gilmar não é o Supremo

Mauro Santayana

Engana-se o Sr. Gilmar Mendes, quando denuncia uma articulação conspiratória contra o Supremo Tribunal Federal, nas suspeitas correntes de que ele, Gilmar,  se encontra envolvido nas penumbrosas relações do Senador Demóstenes Torres com o crime organizado em Goiás.

A articulação conspiratória contra o Supremo partiu de Fernando Henrique Cardoso, quando indicou o seu nome para o mais alto tribunal da República ao Senado Federal, e usou de todo o rolo compressor do Poder Executivo, a fim de obter a aprovação. Registre-se que houve 15 manifestações contrárias, a mais elevada rejeição em votações para o STF nos anais do Senado.

Com todo o respeito pelos títulos acadêmicos que o candidato ostentava – e não eram tão numerosos, nem tão importantes assim – o Sr. Gilmar Mendes não trazia, de sua experiência de vida, recomendações maiores. Servira ao Sr. Fernando Collor, na Secretaria da Presidência, e talvez não tenha tido tempo, ou interesse, de advertir o Presidente das previsíveis dificuldades que viriam do comportamento de auxiliares como P.C. Farias. Afastado do Planalto durante o mandato de Itamar, o Sr. Gilmar Mendes a ele retornou, como Advogado Geral da União de Fernando Henrique Cardoso. Com a aposentadoria do ministro Néri da Silveira, Fernando Henrique o levou ao Supremo. No mesmo dia em que foi sabatinado, o jurista Dalmo Dallari advertiu que, se Gilmar chegasse ao Supremo, estariam “correndo sério risco a proteção dos direitos no Brasil, o combate à corrupção e a própria normalidade constitucional”. Pelo que estamos vendo, Dallari tinha toda a razão.

Gilmar, como advogado geral da União – e o fato é conhecido –, recomendara aos agentes do Poder Executivo não cumprirem determinadas ordens judiciais. Como alguém que não respeita as decisões da justiça pode integrar o mais alto tribunal do país?  Basta isso para concluir que Fernando Henrique, ao nomear o Sr. Gilmar Mendes, demonstrou o seu desprezo pelo STF. O Supremo, pela maioria de seus membros, deveria ter o poder de veto em casos semelhantes.

Esse comportamento de desrespeito – vale lembrar – ocorreu também quando o Sr. Francisco Rezek renunciou ao cargo de Ministro do Supremo, a fim de se tornar Ministro de Relações Exteriores, e voltou ao alto tribunal, re-indicado pelo próprio Collor. O episódio, tal como a posterior indicação de Gilmar, trouxe constrangimento à República. Ressalve-se que os conhecimentos jurídicos de Rezek, na opinião dos especialistas, são muito maiores do que os de Gilmar. Mas se Rezek não servia como chanceler, por que deveria voltar ao cargo de juiz a que renunciara?  São atos como esses, praticados pelo Poder Executivo, que atentam contra a soberania da Justiça, encarnada pelo alto tribunal.

A nação deve ignorar o esperneio do Sr. Gilmar Mendes. Ele busca a confusão, talvez com o propósito de desviar a atenção do país das revelações da CPI. O Congresso não se deve intimidar pela arrogância do Ministro, e levar a CPMI às últimas conseqüências; o STF deve julgar, como se espera, o processo conhecido como mensalão, como está previsto. Acima dos três personagens envolvidos na conversa estranha que só o Sr. Mendes confirma, lembremos o aviso latino, de que testis unus, testis nullus, está a Nação, em sua perenidade. Está o povo, em seus direitos. Está a República, em suas instituições.

O Sr. Gilmar Mendes não é o Supremo, ainda que dele faça parte. E se sua presença naquele tribunal for danosa à estabilidade republicana – sempre lembrando a forte advertência de Dallari – cabe ao Tribunal, em sua soberania,  agir na defesa clara da Constituição, tomando todas as medidas exigidas. Para lembrar um autor alemão, Carl Schmitt, que Gilmar deve conhecer bem, soberano é aquele que pratica o ato necessário.

30 de maio de 2012

Culto ao corpo perfeito: busca da felicidade ou mergulho no mal-estar?

Um video de cinco minutos da ótima série "Estratégias para a vida" da CPFL Cultura.
Vale a pena ver esse resumo de diversas discussões acerca das atitudes em relação ao nosso corpo e da nossa mente na sociedade atual.
É para pensar a respeito e não somente absorver ideias plantadas como é feito na TV (e também na Internet).
Atenção: isso não tem nada a ver com os benefícios da atividade física regular e nem com as nossas musas semanais. :)



"Na sociedade do culto ao ideal do corpo perfeito, onde encontrar a saúde e a felicidade com nosso corpo real? Será que a busca pelo ideal nos aproxima ou nos afasta da saúde e da felicidade que podemos construir?"
Com André Martins, Joel Birman, Hélia Borges, Marcelo Coelho, Dani Lima, Nelson Lucero, Ivaldo Bertazzo.


Rio + 20: Os trabalhadores e os movimentos sociais no evento


Falta pouco tempo para começar a Rio + 20 e só ouvimos falar de chefes de estado, ministros e poderosos de forma geral chegando na cidade maravilhosa. 
Mas como ficam os trabalhadores e o "povão" mundial nesse importante encontro? 
Reproduzimos abaixo nota da CUT a respeito deste fato.

Movimentos sociais preparam estratégias de atuação na Rio + 20
"A menos de um mês para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a CUT, a CTB e os movimentos sociais definem táticas e estratégias de participação no evento, que reunirá entre os dias 13 e 22 de junho no Rio de Janeiro cerca de 135 chefes de Estados, além representantes da sociedade civil e  ONGs. O objetivo é debater ações visando o desenvolvimento sustentável do planeta, mas na visão dos movimentos sociais os debates correm o risco de serem pautados pela "economia verde", ou seja, a mercantilização da natureza.

Batizado de Rio + 20 - em alusão a outra conferência ambiental da ONU, realizada em 1992, também no Rio - o evento na visão da CUT , da CTB e de outros movimentos sociais será um importante espaço político para se discutir um novo modelo de desenvolvimento, produção e consumo, que seja ambiental e socialmente sustentáveis.  As centrais irão jogar peso nos eventos paralelos promovidos pelas organizações populares, como a Marcha dos Movimentos Sociais, no dia 20 de junho, e a Cúpula dos Povos, que funcionará paralelamente à Rio + 20, entre os dias 15 e 23 de junho, como uma alternativa crítica à conferência da ONU.

Outro espaço que será privilegiado pela CUT é o Evento Sindical, entre os dias 10 e 12 de junho, que se debruçará sobre temas como fim da precarização do trabalho, saúde, segurança e previdência social, novos modelos de consumo, sustentabilidade, reforma agrária, direitos sociais, soberania alimentar e energética, sempre sob a ótica do trabalho decente. A CUT também se fará representar na programação oficial da Rio + 20, na condição de membro da CSI (Confederação Sindical Internacional)."

29 de maio de 2012

Terra Sacra

Já às vésperas da Rio +20, uma homenagem à sagrada e bela Mãe Terra e a seus filhos.
Assistam em 'tela cheia' e com som ligado.



Países (em ordem cronológica de filmagem):
Bolivia, Chile, Estados Unidos, Antártica, Kenia, Madagascar, Inglaterra, Brasil, Australia, Mali, Nepal, Nova Zelandia, Japão, Butão, Peru, Mongolia, Islandia, Camboja, Egito, Jordania, Filipinas, Siria, Polonia.

O jurista Dalmo Dallari analisa Gilmar Mendes e o episódio com Lula

Reproduzimos artigo publicado no site Brasil 247.
Essa história sim está me parecendo uma "cortina de fumaça", jogada às vésperas de importante reunião da CPI do Cachoeira (hoje) que está incomodando muita gente...

Dalmo Dallari sobre Gilmar Mendes: “Eu não avisei?”

Há dez anos, o jurista e professor da USP publicou artigo que gerou polêmica em que sustentava: “Gilmar Mendes no STF é a degradação do Judiciário”. Agora, em entrevista ao 247, ele reafirma e diz mais: “Há algo errado quando um ministro do Supremo vive na mídia”

29 de Maio de 2012 às 09:35
Heberth Xavier_247 - Há dez anos, exatamente em 8 de maio de 2002, a Folha de S. Paulo publicou um artigo que geraria grande polêmica. Com o título “Degradação do Judiciário”, o artigo, escrito pelo jurista e professor da Faculdade Direito da USP, Dalmo de Abreu Dallari, questionava firmemente a indicação do nome de Gilmar Mendes para o Supremo Tribunal Federal (STF). A nomeação se daria dias depois, mesmo com as críticas fortes de Dallari, ecoadas por muita gente da área e nos blogs e sites da época.
Desde então, Mendes esteve no centro das atenções em inúmeras polêmicas. Em 2009, na famosa e áspera discussão que teve em pleno plenário do tribunal com o colega Joaquim Barbosa, Dallari, que conhece pessoalmente muitos ministros do STF (foi professor de Ricardo Lewandowski, deu aulas a Cármen Lúcia e orientou Eros Grau), comparou o fato a uma “briga de moleques de rua”: “Os dois poderiam evitar o episódio, mas a culpa grande é do presidente do STF, Gilmar Mendes, que mostra um exibicionismo exagerado, uma busca dos holofotes, da imprensa. Além da vocação autoritária, que não é novidade.
Um ano depois, em 2010, na véspera das eleições presidenciais, o Supremo se reunir para julgar a exigência da apresentação de dois documentos para votar nas eleições. O placar estava 7 a 0 quando o ministro Gilmar Mendes pediu vista do processo. O julgamento foi interrompido. Mais tarde, circulou a informação, confirmada depois em reportagem da Folha de S. Paulo, de que a decisão de Mendes foi tomada depois de conversar com o então candidato do PSDB, José Serra, por telefone. Na época, Dallari não quis comentar sobre a conversa ou não com o candidato tucano e suas implicações (“Como advogado, raciocino em cima de provas”), mas contestou a atitude de Mendes: “Do ponto jurídico, é uma decisão totalmente desprovida de fundamento. O pedido de vistas não tinha razão jurídica alguma, não havia dúvida a ser dirimida”.
Mas a maior polêmica é a atual, envolvendo o político mais popular do Brasil, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acusado por Mendes de chantagem e pressão ao STF. Procurado pelo 247, a quem concedeu entrevista, Dallari não deixa de reconhecer: “Eu não avisei?”
Veja alguns pontos destacados pelo jurista na entrevista ao 247:
STF NA MÍDIA
“Eu acho muito ruim para a imagem do Supremo que um de seus ministros fique tanto tempo exposto na mídia, sempre em polêmicas. Não que eu considere bom ficar enclausurado, pelo contrário. É interessante que você dê publicidade às ações do STF, para a população ser melhor informado do processo de decisões no tribunal. Mas há algo errado quando um ministro do Supremo vive na mídia, e sempre em polêmicas.
VERDADE OU MENTIRA?
“Não posso fazer um julgamento categórico sobre o que disse o ministro Gilmar Mendes. Não se sabe onde está a verdade. Se tivesse mais segurança quanto aos fatos ocorridos poderia dizer melhor. Mas, de qualquer maneira, dá para afirmar de cara duas coisas: a primeira é que não dá, definitivamente, para um ministro do Supremo sair polemizando toda hora para a imprensa, e num nível que parece confronto pessoal. É algo que não faz parte das funções de um ministro do Supremo. A outra coisa é que as acusações de Gilmar são extremamente duvidosas. Feitas com atraso e sem o mais básico, que é a confirmação da única testemunha. Pelo contrário: o ministro Jobim (Nelson Jobim, que foi ministro de FHC, de Lula e do próprio STF) negou o conteúdo do que foi denunciado.
PREVISÃO
“Não avisei? Naquele artigo para a Folha, eu já mostrava, com fatos, os problemas que o Judiciário brasileiro enfrentaria com o Gilmar Mendes no Supremo. Não há surpresas, pelo menos para mim. Na época de sua nomeação, já havia informações, por exemplo, de que ele contratou, como procurador-geral da República, pessoal para seu cursinho de Direito. Um detalhe interessante é que o Gilmar Mendes teve 14 votos contrários à sua nomeação para o STF. Isso quebrou uma tradição de unanimidade que existia no Senado brasileiro. Enfim, ele não é, definitivamente, uma personagem altamamente confiável a ponto de representar um posto tão importante.
IMPLICAÇÕES JURÍDICAS
“Primeiramente é preciso lembrar que, fosse verdadeira a nova afirmação de Gilmar Mendes, se tivesse realmente sido vítima de chantagem, o caminho natural seria uma denúncia ao Ministério Público, imediatamente. Por que só agora? Dito isso, cabem dúvidas da extensão realmente do que supostamente foi dito. Ainda que Lula tenha feito referências ao mensalão, é duvidoso se isso teria tanta implicação jurídica, pois parece ter sido numa conversa informal, feita na casa de um amigo comum dos dois. Volto a frisar dois aspectos: é difícil determinar com certeza, pois não há evidência nenhuma de que Gilmar Mendes diz a verdade, apenas a sua palavra; e, tivesse a seriedade que alguns querem pintar, a denúncia teria que ser feita na hora. Ou não é?

Fonte: Brasil 247 (vejam ali o artigo original de Dalmo Dalari)

28 de maio de 2012

Beach House

Para não comentarem que só coloco (ótimas) 'velharias' musicais dos anos 70 aqui no blog, afirmo que acompanho sim o que anda acontecendo agora no mundo das boas melodias.
Sim, existem coisas legais sendo feitas nestes anos 2010.
É o caso do duo Beach House, formado pela francesa Victoria Legrand e o americano Alex Scally.
'Dream Pop' de bom nível.

Nelson Jobim nega que Lula tenha pedido o adiamento do julgamento do mensalão

Reproduzimos abaixo post do Com Texto Livre, a partir de entrevista reproduzida no jornal Zero Hora.
Leiam também, no Blog do Roberto Moraes: "Gilmar, o Fausto". 
E ainda, no Luis Nassif Online: "Marco Aurélio não endossou versão sobre encontro ".
Para entender a origem dos fatos, leiam aqui.

"Não houve conversa nenhuma", afirma Jobim sobre suposta pressão de Lula a Gilmar Mendes

"Ex-ministro da defesa foi anfitrião do encontro em que ex-presidente teria tentado adiar julgamento no STF
Anfitrião do encontro entre o ex-presidente Lula e o ministro Gilmar Mendes, o ex-ministro da Defesa Nelson Jobim negou a Zero Hora que em algum momento o petista tenha pedido o adiamento do julgamento do mensalão.
Segundo Jobim, a conversa entre eles durou cerca de uma hora, na manhã do dia 26 de abril, em seu escritório em Brasília. O ex-ministro foi enfático ao afirmar que o ex-presidente jamais fez qualquer proposta a Mendes envolvendo o mensalão e disse que negou à revista Veja que esse tenha sido o teor da conversa.
Jobim falou com ZH no domingo à tarde, por telefone, enquanto se dirigia ao aeroporto, no Rio, de onde regressaria a Brasília.
Zero Hora — Lula pediu ao ministro Gilmar Mendes o adiamento do julgamento do mensalão?
Nelson Jobim — Não. Não houve nenhuma conversa nesse sentido. Eu estava junto, foi no meu escritório, e não houve nenhum diálogo nesse sentido.
ZH — Sobre o que foi a conversa?
Jobim — Foi uma conversa institucional. Lula queria me visitar porque eu havia saído do governo e ele queria conversar comigo. Ele também tem muita consideração com o Gilmar, pelo desempenho dele no Supremo. Foi uma conversa institucional, não teve nada nesses termos que a Veja está se referindo.
ZH — Por quanto tempo vocês conversaram?
Jobim — Em torno de uma hora. Ele (Lula) foi ao meu escritório, que fica perto do aeroporto.
ZH — Em algum momento, Lula e Mendes ficaram a sós?
Jobim — Não, não, não. Foi na minha sala, no meu escritório. Gilmar chegou antes, depois chegou Lula. Aí, saiu Lula e Gilmar continuou. Ficamos discutindo sobre uma pesquisa que está sendo feita pelo Instituto de Direito Público, do Gilmar. Foi isso.
ZH — Depois que Lula saiu, o ministro fez algum comentário com o senhor sobre o teor da conversa?
Jobim — Não. Não disse nada. Só conversamos sobre a pesquisa, para marcar as datas de uma pesquisa sobre a Constituinte.
ZH — Lula pediu para o senhor marcar um encontro com Mendes?
Jobim — Sim. Ele queria me visitar há muito tempo. E aí pediu que eu chamasse o Gilmar, porque gostava muito dele e porque o ministro sempre o havia tratado muito bem. Queria agradecer a gentileza do Gilmar. Aí, virou essa celeuma toda.
ZH — Há quanto tempo o encontro estava marcado?
Jobim — Foi Clara Ant, secretária do Lula, quem marcou. Lula tinha me dito que queria me visitar há um tempo atrás. Um dia me liga a secretária, dizendo que ele iria a Brasília numa quarta-feira (25 de abril) e que, na quinta, queria me visitar e ao ministro Gilmar. Ele apareceu lá por volta das 9h30min, 10h. Foi isso.
ZH — Se não houve esse pedido de Lula ao ministro, como se criou toda essa história?
Jobim — Isso você tem de perguntar a ele (Gilmar), e não a mim.
ZH — O senhor acha que Mendes pode estar mentindo?
Jobim — Não. Não tenho nenhum juízo sobre o assunto. Estou fora disso. Estou te dizendo o que eu assisti.
ZH — Veja disse que o senhor não negou o teor da suposta conversa. Por que o senhor não negou antes?
Jobim — Como não neguei? Me ligaram e eu disse que não. Eu disse para a Veja que não houve conversa nenhuma."
Fábio Schaffner
No Zero Hora

27 de maio de 2012

No meu tempo (ou 'repartindo ternura')

Uma crônica de Salomão Schvartzman para uma noite de domingo qualquer.


Megakaraokê: Hey Jude, Londres

Essa é de 2009 mas a vale a pena ver de novo.
O importante: neste caso, uma nova tecnologia de comunicação ajudou as pessoas a se reunirem de verdade e não virtualmente.
E esqueçam a "qualidade" dos cantores.
"Uma empresa de telefonia móvel inglesa promoveu essa mobilização na Trafalgar Square, em Londres, reunindo mais de 13 mil pessoas.
A empresa simplesmente mandou um convite pelo celular:
"Esteja na Trafalgar Square tal dia, tal horário". E nada mais foi dito.
Os que foram acharam que iam dançar, como tem acontecido em outras mobilizações desse tipo.
Mas, na hora, distribuiram microfones. Muitos,  muitos,  muitos mesmo, e fizeram um karaokê gigante, de surpresa!!!
E todo mundo que estava na praça, quem estava passando, quem nem sabia do convite, cantou junto.
É de arrepiar. Se você um dia curtiu os Beatles, vai se emocionar..."

26 de maio de 2012

Vereador 2012: Candidatos "Celebridades"

Este ano tem eleições para Vereador.
Que legal!
Vocês devem estar ansiosos para começar logo as campanhas, não é?!
Afinal, a atuação dos vereadores é fundamental para o progresso das cidades, não é? Hein?
E as campanhas na TV, radio, cartazes, bandeiras, passeatas, comícios... Nossa! Que ótimo!
Pois o nosso blog já vai se adiantando e trazendo alegria ao mostrar alguns possíveis candidatos a vereador em diversas cidades e que - além de tudo - são "celebridades" (com aspas, por favor).
E isso é só o começo, já que as eleições são em outubro.
Depois traremos mais. Vocês vão "adorar"!

Priscila Pires (BBB), candidata em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, pelo PT do B (tem meu apoio)
Cissa Chagas (Mulher Maravilha), candidata pelo DEM em Salvador
Mulher-Pêra, canditada em São Paulo pelo PT do B
Daniel Rolim (BBB), candidatura em Recife pelo PR
Kiko do KLB (alguém lembra?), candidato em São Paulo pelo PSD
Charles Henriquepédia (Pânico!), pelo PTB do Rio
Tirulipa (filho do Tiririca), PSB Fortaleza
Pit Bitoca (comediante), candidato em Taubaté pelo PTN

25 de maio de 2012

Musa da Semana: Olga Kurylenko

Olga Kurylenko é uma atriz e modelo ucraniana.
Ficou conhecida mundialmente por sua atuação sexy como bond-girl no filme "Quantum of Solace".
Mas já era famosa por ser rosto da marca de cosméticos Helena Rubinstein.
E já foi capa da Elle, Marie Claire, Vogue e Esquire, entre outras.
Tem 32 anos.
Como o Brasil está na moda, qualquer dia ela aparece por aqui. Para nossa alegria.



 
  
 

24 de maio de 2012

Enquanto isso, em um futuro não muito distante...

O Xou da Xuxa

Eu vi o depoimento da Xuxa no Fantástico. Quase todo, porque foi muito grande.
Durante o mesmo eu já percebi que ia haver muitas reações na Internet no dia seguinte. Prós e contras.
Achei importante e corajoso a parte do relato em relação aos abusos sofridos, no sentido de alertar pais e incentivar outras pessoas a reagirem e denunciar.
Mas com relação ao restante confesso que tive uma percepção de que ela estava atuando mais como atriz, o que gerou uma quebra de credibilidade. Além disso, se era para contar tudo, faltaram relatos sobre fatos públicos e notórios, como o recolhimento daquele filme ("Amor, Estranho Amor" de Walter Hugo Khouri que, teoricamente, era para estar disponível em Blu-Ray Disc).
Andei olhando na rede e achei esse artigo do jornalista Régis Tadeu a respeito do assunto. Me parece que ele deu um bom encaminhamento ao tema, inclusive levantando itens polêmicos
(que é do seu estilo jornalístico mesmo) relativos à Globo a ao histórico "Xou da Xuxa".
Reproduzimos a seguir.
No mais, será que isso vale esse debate todo (tirando a questão dos abusos)?
Tomara que essa onda passe logo. Não tenho mais paciência para Xuxa e correlatos. Nem para depoimentos de "celebridades".
Me incluam fora dessa! 

Temos o “nosso Michael Jackson” e seu nome é Xuxa
Por Regis Tadeu | Na Mira do Regis – ter, 22 de mai de 2012 
"O enorme fardo da fama excessiva costuma cobrar seu preço de maneira arrasadora: fazendo com que o "alvo" se feche como uma concha gigante e passe a viver trancafiado em um castelo de fantasia, criado para acomodar uma realidade paralela bem quentinha e aconchegante, sem críticas, sem dissabores, sem aborrecimentos.
No mundo luminoso e 'baba ovo' da TV e do show business em geral, é comum encontrar gente que se refugia no sucesso do passado — e suas infinitas adulações — para não ter que lidar com a realidade. Foi assim com Michael Jackson e tantos outros. Foi e ainda é assim com Xuxa.
Em seu depoimento meticulosamente editado ao Fantástico no domingo (20), ela externou grande parte da bizarrice de sua vida, não sem antes tomar cuidado de não revelar assuntos que não conviessem para a ocasião. Havia algo de beatificado em seu rosto, em suas expressões. Seu aparente "sofrimento" durante o depoimento me pareceu de uma sinceridade muito, mas muito enganosa, como se realmente acreditasse que estava abrindo o seu coração diante das câmeras de modo genuíno. Nada é tão artificial quanto isto no mundo das novelas.
Decepções amorosas todo mundo tem, mas Xuxa falou disto como se os romances com Ayrton Senna e Pelé fossem contos-de-fada que não deram certo por causa de um destino "malvado".
Nem critico o fato de ela só agora revelar que foi abusada quando era criança em inúmeras ocasiões por gente conhecida. Seu trabalho assistencial talvez precise de um "exemplo de dentro" para fazer com que outras pessoas não tenham medo de denunciar abusos deste tipo. Neste sentido, ela foi corajosa, embora muito tardiamente para quem decidiu se levantar contra isto.
Agora, está na cara que isto foi uma sórdida tentativa de alavancar a audiência de duas atrações da Rede Globo de uma vez só: o caidaço Fantástico, que não consegue sequer escapar da gozação pelo fato de o jogador Herrera, do Botafogo, recusar a escolher a "música dos três gols", e o próprio programa de Xuxa.
Consigo ver a cara de satisfação dos executivos da emissora antes e depois da exibição do programa, esfregando as mãos de um modo sórdido e salivante, quase orgásmico, tão odioso quanto a atitude dos molestadores da própria Xuxa. Quase chego a apostar que ela vai aparecer em TODOS os programas da Globo, como que fazendo uma via sacra de penitências, arrependimentos, olhos marejados e fofocas baratas.
Infelizmente, vale qualquer coisa nos dias de hoje para se conseguir um mísero ponto a mais de audiência. E infelizmente, a própria falta de escrúpulos dos artistas e subcelebridades contribui muito para isto.
Já disse isto uma vez em um programa de TV e todo mundo ficou horrorizado, mas ninguém discordou: Xuxa e suas paquitas foram um dos maiores estímulos à pedofilia que já vimos na TV! Porra, botar menininhas de 14, 15 anos , com shortinhos curtíssimos, bundinhas arrebitadas, pernas maravilhosamente torneadas, loirinhas, serelepes, todas a serviço de coreografias ridículas e subservientes a um "rainha" com o mesmo estereótipo e igualmente infantilizada mesmo já sendo adulta é o quê? Um manifesto pela cultura no Brasil? Qualé...
Foi a partir daí que as crianças se sentiram impelidas a uma sexualidade precoce e, claro, ao consumismo desenfreado, um processo que parece não ter volta ou fim e que afetou, afeta e vai afetar todas as gerações futuras.
O que a - realmente linda em termos estéticos - Xuxa de hoje e a Rede Globo fizeram no domingo passado foi usar um "confessionário televisivo" para trazer de volta a fama — e a audiência — do passado. Para isto, valeu até inventar uma patética história de proposta de casamento feita pelo staff do Michael Jackson. Aliás, o próprio Michael usou a mesmíssima estratégia — depoimentos "emocionados" e "verdadeiros" — na época em que foi acusado de pedofilia e estava no fundo do poço em termos financeiros.
Triste e deprimente, não?"
Vejam também no Portal R7:  Xuxa quer ser santa, mas seu passado não deixa
E, do jornalista André Forastieri: Xou de Horrores

23 de maio de 2012

Robert Moog no Google (2): A música do Chaves e outras de Jean-Jacques Perrey

Para encerrar as homenagens ao grande Robert Moog essa música toda executada com um sintetizador Moog.
Para quem não conhece saber as possibilidades do instrumento.
Quem lembrou dela foi o amigo Gustavo no Facebook: "Esta peça sonora povoou e povoa a infância, adolescência e a vida de muita gente que talvez nunca a tenha associado ao grande Robert Moog."

Se o Gustavo lembrou desta (que acabou conhecida no Brasil porque foi usada como tema do seriado infantil mexicano "Chaves"), eu me lembrei de outra do mesmo álbum de 1970, que é um ícone. O francês Jean-Jacques Perrey é quase tão lendário quanto Robert Moog.


A Terra - vista do céu!

Fotografia é uma grande magia, sempre!

Há na foto algo de poderoso e singelo; o olhar e a captura do tempo.

Sempre me recordo da primeira grande foto de satélite que conseguimos, no CNFCN, de nossa região Norte Noroeste Fluminense, incluindo a projeção do Cabo de São Tomé para dentro do mar...como esta foto foi importante e transformadora em nossas aulas de ecologia e introdução ao pensamento ambiental! 

Com a proximidade agora da Rio+20, vários eventos temáticos estão ocorrendo na cidade maravilhosa, muito numa perpectiva de chamamento da cidadania para um encontro pouco comum entre os povos: discutir a saúde da Terra e o prosseguir da espécie humana na epiderme deste organismo cósmico!

Não há caminhos simples a serem trilhados pela humanidade neste momento de crises globais, crises econômicas, crises socioambientais e mutações climáticas em processamento veloz.

Pois na Cinelândia, no centro do Rio de Janeiro, há uma belíssima exposição, a céu aberto, de fotografias fantásticas, que foram produzidas a partir de um olhar de cima, do alto, numa visão panorâmica de cuidado com a interface entre o magnífico da beleza natural e o trágico da presença humana em descompasso.

Nos últimos dias eu tenho passado por lá, e sempre que estou pela Cinelândia eu paro! Paro para contemplar, paro para relembrar, paro para perceber, uma vez mais, o quanto aquelas fortes imagens são capazes de produzir efeitos sobres quaisquer indivíduos que transitam...  

E já que estamos falando de Rio+20, também vale conhecer a opinião de Mauro Santayana sobre o Código Florestal e os ricos: AQUI


A exposição é o resultado do trabalho singular do fotógrafo e ativista francês Yann Arthus-Bertrand e ficará exposta até 30 de Junho, vale a pena conferir:









Exposição: " A Terra vista do Céu " Fotógrafo Yann Arthus Bertrand. Cinelândia Rio de Janeiro. 09 de Maio de 2012. por paul8848 no Videolog.tv.

"VEJA na CPI" - por Delman Ferreira

Uma contribuição para o blog do catarinense Delman Ferreira - Morro do Baco Baco: AQUI


"A Revista VEJA pode fazer a maior reportagem de toda a sua história, talvez a maior reportagem de toda a história da imprensa brasileira. Uma demonstração de comprometimento com o Brasil e todo o Povo Brasileiro. Poderia comparecer à CPI do Cachoeira e revelar tudo o que apurou em todos os anos que manteve contatos estreitos com Carlos Cachoeira.
Como já esclareceu a revista, tal proximidade tinha o objetivo de ‘conhecer as entranhas da corrupção no Brasil, no mais puro espírito do jornalismo investigativo’. Assim, para completar trabalho tão edificante, a revista deveria comparecer à CPI, diante de toda a Nação Brasileira, e revelar tudo o que sabe e acompanhou nestes anos de tão íntima investigação.
No site da Editora Abril, responsável pela Revista Veja, (http://www.grupoabril.com.br/institucional/sobre-abril.shtml), encontramos o registro do que o Grupo Abril define como sua missão, ou seja, sua contribuição para a sociedade.

MISSÃO


A Abril está empenhada em contribuir para a difusão de informação, cultura e entretenimento para o progresso da educação, a melhoria da qualidade de vida, o desenvolvimento da livre iniciativa e o fortalecimento das instituições democráticas do país. (maio 1980) (grifo nosso).


VALORES


Excelência, integridade, pioneirismo e valorização das pessoas.

Neste momento, crucial, quando o efetivo combate à corrupção é um dos mais destacados sonhos dos brasileiros, a presença dos editores da revista Veja na CPI será a contribuição maior para o ‘progresso da educação, a melhoria da qualidade de vida, o desenvolvimento da livre iniciativa e o fortalecimento das instituições democráticas do país’.

O Senhor Policarpo Jr., editor da Veja em Brasília, cumprindo o papel de repórter investigativo, repugnado, teve que conviver com os piores corruptos. Enojado, teve que atender centenas de ligações dos personagens mais desagradáveis e do mais baixo nível humano que se possa imaginar. Um peso, presumivelmente, insuportável para um ser humano que pauta sua conduta pela ética e tem um nome a zelar. Finalmente, terá a oportunidade de socializar este fardo. Na CPI, diante de todo o Brasil, poderá aliviar-se de todo o fel que, certamente, lhe corrói o espírito.

O Senhor Roberto Civita terá a maior oportunidade de sua vida para completar a missão que parece ter atribuído à linha editorial de sua principal revista – o combate sem tréguas à corrupção, livrar o país deste mal que nos impede de sonhar com destinos mais nobres e com um elevado padrão de vida. Nestes últimos anos, a revista Veja não deu tréguas para aqueles que considerava corruptos. Fez-se porta-voz contra mal-feitos, provocou a queda de ministros e servidores, provocou abalos nas estruturas que considerava incômodas. Para completar a obra com toda a pompa e circunstância que fez por merecer, deve comparecer à CPI e demonstrar como opera a corrupção no Brasil, desnudar toda a rede que corrói nossos valores.
Será uma contribuição inestimável para o Brasil livrar-se, definitivamente, de personagens sem escrúpulos que sempre se utilizaram de quaisquer meios para fazer valer seus interesses e para manter o país estagnado no atraso"

Inside Fashion Rio

Essa não é muito a praia do blog, mas como se trata das belezas do Rio de Janeiro, das belezas das modelos e de um evento importante para quem se liga em moda, reproduzimos abaixo o video oficial (muito legal) da Rio Fashion Week 2012, que vai até sábado.
Com o importante detalhe que o evento está 'linkado' à Rio +20. É que o tema escolhido para esta edição é “Respira, Inspira”, influenciado pelo Jardim Botânico (palco de parte dos eventos).
Fabricantes de roupas tem de estar ligados nas idéias que vão ser discutidas na Conferência da ONU: desenvolvimento sustentável ou, usando um estilo fashion na referência, "urbano + natureza".

22 de maio de 2012

Robert Moog na página inicial do Google

Uma homenagem muito legal e imperdível na página inicial do Google: 78 anos de Robert Moog.
Ele é  o inventor do sintetizador Moog que deu novos rumos ao Rock, à Música Pop e a Música Erudita de Vanguarda, incluindo a Eletrônica a partir da segunda metade da década de 1960.
O Google reproduziu um Mini-Moog e você pode tocar com os mesmos sons originais, criar música e até gravar. Não deixem de conferir!
Eu sou fã desse instrumento vintage.
https://www.google.com.br/


Atualização 07:40h - 23/05: 
"Robert Moog engenheiro e físico desenvolveu o sintetizador mais acessível, do que já existia, levou em conta as opiniões dos músicos, e assim o sintetizador começou a se popularizar e por este motivo é considerado o pai do do sintetizador, e o google faz uma homenagem a ele com um doodle.
Um pouco de História
Na realidade o sintetizador foi criado em 1955 pela RCA (Radio Corporation of America).
Apesar de ter ganho o Prêmio Nobel nesse ano, este sintetizador era um instrumento que somente podia ser operado por técnicos. Engenheiros especializados precisavam de horas para criar algum som útil. Conhecido como RCA MkII, tinha mais de 2 metros de altura e 5 metros de comprimento. Custava U$ 175.000,00. Os poucos músicos capazes de operá-lo eram obrigados a revezar-se em turnos e fazer uma reserva no estúdio da Universidade de Columbia/Princeton em Nova York. Robert Moog, por ser músico (teve aulas de piano por 12 anos), além de engenheiro e físico, teve um approach diferente, desenvolvendo um instrumento mais acessível e orientado para músicos, e não para técnicos. Foi com a sua invenção que o sintetizador começou a se popularizar. Por esse motivo ele é considerado o "Pai do Sintetizador".
Em 1962, Robert Moog apresentou o seu sintetizador. Seu primeiro comprador foi Alwin Nikolais, um famoso coreógrafo. Seu segundo foi Eric Siday, um compositor de comerciais (jingles). Havia dinheiro o bastante para manter-se no negócio, mas não existiam muitos compradores, de fato só se ouvia sons de sintetizador em jingles. Moog procurou encontrar-se com o maior numero de músicos que podia para divulgar o sintetizador. Dentre eles conheceu Wendy Carlos, que com o álbum "Switched-On Bach" divulgou o instrumento para o mundo. Carlos chegou a colaborar com Robert Moog no aperfeiçoamento do instrumento. Após algum tempo, Bob Moog deixou de trabalhar na empresa que tinha o seu nome (Moog Music). Fundou a "Big Briar", onde passou produziu dispositivos para seus antigos instrumentos e theremins (theremin é um instrumento musical eletrônico que é executado movendo-se as mãos perto de uma antena - muito usado em filmes de ficção científica e horror). Nesta época, talvez por ser um cientista, e não um negociador, vendeu os direitos do seu nome e criação, ironicamente perdendo o direito de usar seu próprio nome. No final dos anos 90 voltou à mídia, em comemoração dos 30 anos do sintetizador Moog, juntamente com o músico Keith Emerson."
Fonte: Portal Bragança
 

Um anúncio de 1947

Hoje não seria uma boa estratégia publicar um comercial desse.
Soaria meio, digamos, "politicamente incorreto". 
Revista "O Cruzeiro", 1947. 
Os tempos mudam... mas a necessidade de escovar os dentes não!


Imagem do Dia: YS Canis Majoris

Você se acha importante? 
Espero que sim. 
Todos somos importantes nesta rede complexa chamada Terra, chamada vida. 
Mas alguns se acham mais importantes que outros. 
Não sei não. 
Talvez olhando esta foto estes possam se colocar em sua exata dimensão no universo: menos que uma partícula de poeira ao vento. 
É o que somos na verdade. 
Ao analisar esta realidade ou você se torna mais crédulo de um significado para nossa existência ou conclui que tudo é um acidente.
Tão pequenos somos na dimensão astronômica que parece que não tem sentido existir o planeta Terra, muito menos seus habitantes. 
E olha que essa é apenas uma estrela de uma galáxia que fica no meio de milhares de outras galáxias...
Notem que o que aparece minusculamente na comparação é o Sol e não a Terra. Nessa escala ela nem aparece como pixel.
Em tempo: essa é a VY Canis Marjorie, a maior estrela detectada até o momento. Suspeita-se existirem coisas muito maiores.


21 de maio de 2012

18º Congresso de Geriatria no Rio - Envelhecimento: Oportunidades, desafios e conquistas

Não é novidade que nas últimas décadas as gerações que vão chegando às idades de "mais experiência" tem tido a seu favor elementos que proporcionam mais longevidade e qualidade de vida.
Que ótimo! Porque aos 53 anos eu estou nessa!
No entanto, há de se ter cuidado com aquela síndrome da juventude eterna.
Uma coisa é chegar bem aos 50, 60, 70. Outra e querer se achar eternamente com 25. E buscar isso a qualquer custo.
O 18º Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia vai discutir isso, entre outras coisas.
Começa amanhã, 22 e vai até sexta-feira no Rio.
Vejam a notícia publicada na Rede Brasil Atual.

Geriatras alertam para os perigos da medicina antienvelhecimento
Por: Redação da Rede Brasil Atual
Publicado em 21/05/2012, 11:43
São Paulo – "A criação de mecanismos para coibir a adoção de medidas antienvelhecimento no Brasil será um dos temas do 18º Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, que ocorrerá de amanhã (22) a sexta-feira (25) no Rio de Janeiro.

As novas terapias de combate aos efeitos do envelhecimento podem comprometer o bom funcionamento do organismo e aumentar os riscos de câncer, alerta a presidenta da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Silvia Pereira.

“Estão vendendo ilusão de antienvelhecimento para a população sem nenhuma comprovação científica e que pode fazer mal à saúde. Com a idade, o metabolismo mais lento e a ingestão de algumas substâncias podem aumentar o risco de várias doenças”, disse a médica.

Segundo ela, a reposição de nutrientes e o uso de remédios, como o hormônio do crescimento (GH), para ganhar músculos e queimar gordura com facilidade, podem aumentar a incidência de cânceres. A médica ressalta ainda que estudos sobre vitaminas E, C e betacaroteno apontam que, se consumidas em excesso, essas substâncias aumentam o risco de tumores e não reduzem doenças crônico-degenerativas.

Rubens de Fraga, diretor da entidade, destacou que velhice não é doença e, portanto, não deve ser prevenida. “Hoje os consumidores estão obcecados com o envelhecimento. Esse mercado gera US$ 100 bilhões por ano no mundo. Tem seu lado positivo, que é a busca da alimentação balanceada e do exercício físico. Mas tem o lado negativo, que é o medo das rugas e a idolatria dos ideais de juventude eterna. Não existe pílula mágica. O importante é buscar envelhecer com autonomia e independência.”

Essa é também a opinião do geriatra Luiz Roberto Ramos, diretor do Centro de Estudos do Envelhecimento da Escola Paulista de Medicina e coordenador do Departamento de Medicina Preventiva da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). "Manter-se ativo é uma grande ajuda para todas as pessoas depois da suposta idade da aposentadoria. A outra coisa é o próprio “viver sozinho” que estimula o indivíduo a se buscar a independência e ser capaz de realizar tudo que ele precisa durante o dia. E ter claro o benefício de praticar atividade física. Um bom exemplo de manter a saúde funcional é permanecer ativo do ponto de vista laboral e do ponto de vista físico e mental".

Entre os convidados do congresso está o especialista em longevidade Tomas Perls, da Boston University School of Medicine, nos Estados Unidos."

Para maiores informações: 18º Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia

Urgente: A Geopolítica e a América do Sul, por Mauro Santayana

Sempre é uma ótima oportunidade ler os certeiros artigos do Mauro Santayana, talvez o mais importante analista político da atualidade.

A urgência da união sul-americana

Mauro Santayana

"Não há mais espaço para a dúvida: a América do Sul terá que unir-se com urgência, para que não se torne território aberto à disputa feroz pelos seus recursos naturais, no futuro que se apressa a chegar. Ao lado da África, a América Latina sempre foi vista como um território de todos, menos de seus próprios habitantes. Em nome da Fé e da Civilização, espanhóis e portugueses, holandeses e franceses, aqui chegaram para ocupar e dominar as civilizações existentes, como as andinas.

Nesse aspecto, o Brasil é uma exceção importante: os indígenas brasileiros ainda se encontravam no neolítico, ao contrário dos habitantes da cordilheira, senhores de uma cultura respeitável. Isso parece pouco, mas não é. Dos europeus que tentaram a conquista, os ibéricos tiveram mais êxito, não só na América do Sul, mas também em grande parte da América do Norte, até a chegada em massa dos seus rivais britânicos. O que nos interessa, no entanto, é esse continente em suas razões geográficas, políticas, econômicas e culturais. E não “subcontinente”, como muitos insistem em nos considerar.
Geograficamente, nós constituímos uma realidade própria. Ainda que o istmo do Canadá una o Hemisfério Ocidental, e que grande parte da América do Sul política se encontre ao norte do Equador, e nela considerável parcela do Brasil, da Colômbia à Terra do Fogo somos uma realidade geográfica e histórica bem identificada. Sempre foi do interesse dos colonizadores que vivêssemos, brasileiros e hispano-americanos, bem separados uns dos outros.


Mesmo durante os 60 anos em que as coroas de Portugal e da Espanha estiveram unidas, a administração colonial se manteve separada e os contatos se limitavam às autoridades. Nossos povos não se conheciam, a não ser nos raros pontos fronteiriços.
Ao desdenhar os nossos povos, o arrogante Kissinger disse que nada de importante ocorreu no Hemisfério Sul. Ele, em sua visão preconceituosa e imperialista, se esqueceu de que a descoberta e conquista da América foram o fato mais importante de toda a História do Ocidente.
Essa importância começa com a viagem de Colombo, em 1492, mais arriscada do que a ida do homem à Lua. Os astronautas que desceram no satélite da Terra foram precedidos de sondas e exaustivos cálculos matemáticos; da metalurgia de novas ligas metálicas para as aeronaves, de todos os cuidados. Os navegantes do fim do século XV só contavam com sua coragem a fim de vencer o Mar Oceano em frágeis caravelas.
Devemos a Napoleão o surgimento da América do Sul como realidade política. Antes dele e da invasão da Península Ibérica por suas tropas, a América do Sul era assunto britânico, por intermédio de Lisboa e de Madri. A vitória de Waterloo confirmou a presença britânica no continente até a Primeira Guerra Mundial.


Éramos, segundo Hegel, em seu Curso de Filosofia da História, entre 1818 e 1822, uma região em constantes rebeliões chefiadas por caudilhos militares, enquanto a América do Norte, sob a razão protestante, anunciava uma nova civilização. Mas insinuava certo otimismo:
“A América é, portanto, a terra do porvir, onde, nos tempos futuros se manifestará, talvez, no antagonismo da América do Norte com a América do Sul, o ponto de gravidade da História Universal. É uma terra de sonho para todos aqueles que se encontram cansados do bric-à-brac da Velha Europa. Napoleão teria dito: Esta velha Europa me entedia.”
E continua: “A América deve se separar do solo sobre o qual se passou, até agora, a história universal”.


Estamos no momento exato de separar-nos da velha Europa, coisa que os Estados Unidos só serão capazes de fazer quando os hispano-americanos se tornarem a etnia predominante naquele país. A hora é, portanto, da América do Sul. E o primeiro movimento necessário nessa direção é o fortalecimento do Mercosul.
Essa constatação foi a tônica do primeiro encontro sobre “Crise, Estado e Desenvolvimento: Desafios e Perspectivas para a América do Sul”, promovido pela Representação Brasileira no Parlasul, por iniciativa do Senador Roberto Requião, sexta-feira passada, no Senado, de que participaram o Embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, Alto Representante Brasileiro no Mercosul, o Professor Carlos Lessa e este colunista. Temos que nos apressar, e negociar com o espírito de solidariedade efetiva, a quebra de barreiras internas no continente, base necessária aos acordos políticos.
Nesse sentido, é interessante a proposta ousada da Argentina, de estabelecimento de uma tarifa comum, de 35% por cento, para a entrada de produtos estrangeiros no Mercosul, e abolição total das tarifas no espaço do acordo aduaneiro.
A História mostra – e o exemplo mais importante é o da Alemanha – que a união política necessita de uma união aduaneira prévia. Ainda em 1834, a Prússia iniciou esse processo de união aduaneira (Zollverein) com os numerosos estados alemães, o que possibilitou a união política quase 50 anos depois.
Mas uma união aduaneira exige mais do que interesses econômicos, para se tornar uma união política. Exige certa identidade étnica, espírito de solidariedade e semelhante visão do mundo, o que ocorria na Alemanha, antes e depois de Bismarck, e que não existe na Europa de hoje. Temos, na América do Sul, não obstante a identidade cultural própria de nossos povos, certa identidade étnica, história mais ou menos comum de países que foram colônias, continuidade geográfica e espírito de solidariedade.


Pressionados pela crise que provocaram, os governantes dos países nórdicos sentem-se tentados a nova aventura de conquista, econômica, política e, se for preciso, militar, da América do Sul. Pelo que fizeram e estão fazendo nos países produtores de petróleo, podemos prever o que se encontram dispostos a fazer em busca das matérias primas e dos nossos territórios que cobiçam. Para que não sejamos dominados neste século, como advertia Perón em 1945, temos que nos unir, logo, sem tergiversações menores, e respeitando-nos como povos rigorosamente iguais.
O problema, mais do que ideológico, é geopolítico. É o do nosso espaço, que eles consideram vital para eles. Nosso dever, na História, é o de resistir e construir nova forma de convívio, criador e solidário, no espaço que ocupamos há meio milênio."

Mauro Santayana é colunista político do Jornal do Brasil, diário de que foi correspondente na Europa (1968 a 1973). Foi redator-secretário da Ultima Hora (1959), e trabalhou nos principais jornais brasileiros, entre eles, a Folha de S. Paulo (1976-82), de que foi colunista político e correspondente na Península Ibérica e na África do Norte.

Saudade das capas dos LPs (e o novo disco do Santana)

A dica é do amigo Osmane. 
Olha só a belíssima arte da capa do novo disco do Santana. 
Não dá saudades dos velhos LPs?
 

A terra dos elefantes - por Luiz Carlos Azenha - e o Dia da África

Amanhã, 22 de maio, é o Dia da África, continente "pai de todos" mas que continua esquecido e maltratado. 
Vai ter um ato solene em homenagem ao dia na Câmara dos Deputados (vejam covite abaixo). 
A seguir trecho de um ótimo documentário sobre a África.

20 de maio de 2012

R.I.P.: Robin Gibb *Douglas, Ilha de Man, 22 de dezembro de 1949 +Londres, 20 de maio de 2012

Tá ficando difícil...
Mais um bom da música se foi.
São poucos os cantores, músicos e bandas que conseguiram emplacar mais de 30 músicas como hits no mundo inteiro.
Os irmãos do grupo Bee Gees estão neste seleto grupo.
O mais novo (que nem chegou a fazer parte da banda) Andy Gibb, que tinha carreira solo, morreu em 1988 aos 30 anos.
Já Maurice Gibb morreu em 2003.
Hoje foi a vez de Robin Gibb que lutava contra um câncer no fígado. Estava com 62 anos.
E assim vai terminando a história de um dos maiores grupos Pop da história. Pena.
Rest In Peace, Robin.



 "O grupo possui muitos recordes pela Billboard Hot 100 entre esses, estão em oitavo lugar entre os artistas com mais canções que ficaram em primeiro lugar nas paradas, o seu álbum "Saturday Night Fever" ficou em segundo lugar, entre os álbuns com mais canções que ficaram em primeiro lugar, perdendo apenas para o álbum "Bad" de Michael Jackson. São os artistas que tiveram mais músicas em primeiro lugar nos anos 70 com nove canções no total, estão em segundo lugar entre os artistas com mais canções consecutivas em primeiro lugar com seis músicas, entre (1975-1979), são terceiro lugar entre os Artistas que ocuparam simultaneamente o primeiro e segundo lugares com as músicas "Night Fever" e "Stayin' Alive", e ainda Barry Gibb está em quarto lugar entre os produtores com mais canções que ficaram em primeiro lugar com 14 músicas e também aparece na quarta colocação entre os Ccmpositores com mais canções que ficaram em primeiro lugar, com 16 músicas ao todo ,perdendo apenas para Paul McCartney (32), John Lennon (26) e Mariah Carey (17). O Hall da Fama do Rock and Roll diz em uma citação: "Somente Elvis Presley,The Beatles,Michael Jackson,Garth Brooks e Paul McCartney superam os Bee Gees em recordes e vendas". Os Bee Gees, é uma das bandas que mais arrecadaram na história da música, e são considerados por grande parte da crítica musical, a segunda maior banda da história pelo conjunto de sua obra (composições, produções e gravações), perdendo apenas para os Beatles."

Imagens selecionadas do Facebook para o domingo

Tudo mundo viu que na sexta-feira finalmente foram lançadas as ações do Facebook na Nasdaq.
Mais algumas centenas de milionários no mundo: aqueles que detinham ações como troca de investimentos ou trabalho para o Mark Zuckerberg que, aliás, se casou ontem.
Para entender melhor essa história toda sugiro - para quem não assistiu - o filme "A Rede", baseado no livro do mesmo nome.
Gostem ou não, o Facebook já garantiu seu nome na história do século XXI.
Eu tenho perfil lá, com algumas dezenas (quase centenas) de "amigos" (com aspas, por favor), mas não posto muitas coisas por falta de tempo e porque já tenho este espaço aqui. Além de participar de alguns grupos como o "Metamúsica" e o "Poeira Zine".
Eventualmente tento fazer uma ponte Blog - Facebook e vice-versa. Mas é raro.
Hoje resolvi trazer algumas imagens que alguns amigos postaram ontem. É uma das coisas mais legais pois dispensam maiores explicações e é rápido: descobre-se a foto ou charge ou montagem que já contem mensagem e transfere-se para lá.
Tem de tudo um pouco: do humor à política.
Não 'pesquei' muitas por falta de tempo. É que nesta manhã de domingo vou ajudar na cozinha pois temos convidados para o almoço. E não são virtuais.
Bom domingo!







18 de maio de 2012

Banheiros Masculinos e Femininos

O assunto é este mesmo... banheiros!
Mas o que isso tem de interessante para um post?
Se fôssemos um blog de arquitetura e decoração, tudo bem.
Não é o caso.
O fato é que sempre achei legal a criatividade (e o bom humor além da malícia em alguns casos) de bares e casas noturnas que dão a indicação "Masculino" e "Feminino" de maneiras, digamos, não ortodoxas.
Selecionei alguns para esta noite de sexta que é, junto com a noite de sábado, o momento máximo da semana dos bares e casas noturnas em geral.
Bom fim de semana!