27 de setembro de 2013

Sob a Sombra dos Sobreiros

Raramento tenho paciência para ver - hoje em dia - os programas da Globo.
Quando tenho (pouco) tempo livre para ver TV vou direto conferir as gravações arquivadas das emissoras por assinatura que deixo programadas.
Mas na Globo ainda tem coisa boa. E normalmente são aqueles programas que já estão no ar há muito tempo. Dois exemplos: Globo Repórter (sexta-feira) e Globo Rural (nas manhãs de domingo e que é reprisado na GloboNews às 17 horas do mesmo domingo).
Toco neste assunto porque no domingo passado o Globo Rural fez uma matéria especial sobre vinhos, melhor dizendo sobre as rolhas das garrafas de vinho, melhor dizendo sobre o cultivo das árvores de onde vem a cortiça. Na boa terrinha: Portugal.
Muito interessante.

Wikipedia: "O sobreiro, sobro, sobreira ou chaparro (Quercus suber) é uma árvore da família do Carvalho, cultivada no sul da Europa e a partir da qual se extrai a cortiça. O sobreiro é, juntamente com o Pinheiro-bravo, a espécie de árvores mais predominante em Portugal, sendo mais comum no Alentejo litoral e serras Algarvias.
É devido à cortiça que o sobreiro tem sido cultivado desde tempos remotos. A extração da cortiça não é (em termos gerais) prejudicial à árvore, uma vez que esta volta a produzir nova camada de "casca" (súber) com idêntica espessura a cada 9 - 10 anos, período após o qual é submetida a novo descortiçamento. O sobreiro também fazia parte da vegetação natural da Península Ibérica, sendo espontâneo em muitos locais de Portugal e Espanha, onde constituía, antes da acção do Homem, frondosas florestas em associação com outras espécies, nomeadamente do género Quercus.
A finalidade da cortiça é o fabrico de isolantes térmicos e sonoros de aplicação variada, mas especialmente na produção de rolhas para engarrafamento de vinhos e outros líquidos. Portugal é o maior produtor mundial de cortiça."

Resolvi fazer este post porque quando vi a matéria me lembrei que o Luiz Felipe Muniz, em uma viagem que fez à Portugal em 2010 (acho), postou algumas fotos de uma localidade em que estava à passeio e entre elas havia uma em close de um tronco de um Sobreiro (ou Sobreira). Consegui achar e reproduzo abaixo as fotos.
Na época o Luiz Felipe fez um comentário breve e disse que voltaria ao assunto mas não sei se conseguiu. Pelo menos eu não achei. Mas fica o registro. 

Luiz Felipe Muniz: "De Setúbal - terra de Bocage - ao Oceanário em Lisboa, passando pelos Sobreiros - de onde se extrai a casca para cortiças e rolhas para os vinhos tradicionais - na estrada e por Alcácer com seu ninhos de cegonhas...depois contamos com calma! "

E aí deu vontade de conhecer Portugal. Quem sabe um dia... Com uma esticada na Inglaterra, França, Espanha, Itália, etc. : )

Olha ele aí, com a casca (cortiça) recortada





Um comentário:

Denise D+ disse...

Oi! Eu vi esse programa, muito show. Que bom que o Luiz Felipe teve a oportunidade de ir lá!